30 de abr 2025
Pesquisadores enfrentam incertezas na busca por tenure devido a cortes de financiamento nos EUA
Pesquisadores enfrentam incertezas sobre tenure nos EUA devido a cortes em financiamentos e mudanças nas exigências, impactando a pesquisa acadêmica.
Para receber a titularidade, os professores dos Estados Unidos geralmente precisam lecionar um certo número de cursos e demonstrar conquistas, como a obtenção de bolsas de pesquisa. (Foto: Sky Nesher/Getty)
Ouvir a notícia:
Pesquisadores enfrentam incertezas na busca por tenure devido a cortes de financiamento nos EUA
Ouvir a notícia
Pesquisadores enfrentam incertezas na busca por tenure devido a cortes de financiamento nos EUA - Pesquisadores enfrentam incertezas na busca por tenure devido a cortes de financiamento nos EUA
Pesquisadores enfrentam incertezas sobre tenure nos EUA devido a cortes de financiamento
Desde a posse de Donald Trump, cortes significativos em financiamentos de pesquisa têm impactado universidades nos Estados Unidos, especialmente nas áreas de diversidade e inclusão. A epidemiologista Candice Johnson, da Michigan State University, relata que a situação se agravou com o cancelamento de um contrato de pesquisa pela Centers for Disease Control and Prevention (CDC), que representava cinco por cento de seu salário.
Johnson estuda disparidades de saúde no trabalho, focando em grupos sub-representados. Com as mudanças nas exigências de tenure, ela expressa preocupação sobre seu futuro acadêmico. O "relógio de tenure" de Johnson já começou, e ela deve demonstrar suas conquistas nos próximos cinco anos, incluindo publicações e obtenção de financiamentos. Contudo, a incerteza gerada pela administração Trump torna esse planejamento extremamente difícil.
Impacto nas normas de tenure
Pesquisadores em início de carreira relatam que o caminho para atender às expectativas de tenure está bloqueado. Desde o início da presidência de Trump, agências como a National Science Foundation (NSF) e os National Institutes of Health (NIH) têm reduzido os prêmios de pesquisa que não se alinham com a ideologia política do governo. Além disso, grants para universidades com programas de diversidade e inclusão foram congelados.
A bióloga molecular Annika Barber, da Rutgers University, destaca que até mesmo uma interrupção de três a seis meses no financiamento pode levar a demissões em laboratórios. Embora seu financiamento atual esteja garantido, Barber e outros pesquisadores estão buscando soluções, como financiamento temporário e ajustes nas exigências de tenure.
Possíveis mudanças nas exigências
Aron Sousa, reitor da College of Human Medicine da Michigan State University, afirma que as interrupções no financiamento federal podem justificar extensões nas exigências de tenure. A universidade está considerando a possibilidade de modificar os critérios, embora ainda não existam propostas formais. Sousa enfatiza que será necessário adaptar os padrões se o financiamento e os tipos de pesquisa permitidos não forem mais viáveis para os docentes.
A situação atual levanta preocupações sobre o futuro da pesquisa acadêmica nos Estados Unidos, com muitos pesquisadores aguardando por um financiamento que pode nunca chegar.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.