04 de mai 2025
Governo paulista pode entregar construção da Linha 19 do Metrô a empresa espanhola
Empreiteiras brasileiras temem que edital da Linha 19 do Metrô favoreça empresas espanholas, excluindo a concorrência nacional.
Metrô de São Paulo: ducha de água fria em empreiteiras (Foto: Maria Isabel Oliveira/Ag. O Globo)
Ouvir a notícia:
Governo paulista pode entregar construção da Linha 19 do Metrô a empresa espanhola
Ouvir a notícia
Governo paulista pode entregar construção da Linha 19 do Metrô a empresa espanhola - Governo paulista pode entregar construção da Linha 19 do Metrô a empresa espanhola
O governo de São Paulo, sob a liderança de Tarcísio de Freitas, lançou um edital para a construção da Linha 19 do Metrô, com um investimento estimado em R$ 15 bilhões. As grandes empreiteiras brasileiras expressaram preocupação com as exigências do edital, que favorecem empresas espanholas.
As construtoras nacionais afirmam que as condições estabelecidas no edital, como o diâmetro e o comprimento do túnel, são diferentes das utilizadas em concorrências anteriores. Isso resulta na exclusão das empresas brasileiras que já atuaram na construção de metrôs no país.
Para participar da concorrência, as empreiteiras nacionais precisam formar consórcios com empresas espanholas, como Acciona, Sacyr e OHL. Essa situação gera receios de que a obra seja entregue a uma empresa estrangeira, seguindo o exemplo da Linha 6 do Metrô, que também teve uma empresa espanhola como vencedora.
As construtoras locais argumentam que a medida pode comprometer a competitividade e a capacidade de investimento no setor, além de impactar o mercado de trabalho. A expectativa é que o governo reavalie as exigências do edital para permitir uma participação mais ampla das empresas brasileiras.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.