06 de mai 2025
Gleisi Hoffmann se reúne com líder do PL para estreitar diálogo com a oposição
Gleisi Hoffmann se reúne com líder do PL para discutir articulação política e pagamento de emendas, buscando melhorar diálogo com a oposição.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dá posse ao novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e à nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, no Palácio do Planalto. (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Gleisi Hoffmann se reúne com líder do PL para estreitar diálogo com a oposição
Ouvir a notícia
Gleisi Hoffmann se reúne com líder do PL para estreitar diálogo com a oposição - Gleisi Hoffmann se reúne com líder do PL para estreitar diálogo com a oposição
Em uma tentativa de melhorar o diálogo com a oposição, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se reuniu com o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, em sua residência em Brasília. O encontro ocorreu em um momento de desgaste do governo Lula, que enfrenta baixa popularidade e dificuldades na articulação política.
Sóstenes, próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro, inicialmente hesitou em ir ao Palácio do Planalto, temendo repercussões negativas. A reunião foi considerada amistosa, e a ministra se comprometeu a iniciar o pagamento de emendas impositivas atrasadas da bancada do PL, conforme solicitado pelo deputado.
A troca no Ministério das Comunicações, que foi recusada pelo líder do União Brasil, Pedro Lucas Fernandes, exemplifica a tensão atual entre o governo e sua base aliada. Gleisi, que assumiu a articulação política recentemente, busca superar a imagem de defensora apenas dos interesses da esquerda e se aproximar de líderes de outros partidos, incluindo a legenda de Bolsonaro.
Durante a conversa, não foram discutidos detalhes sobre a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de oito de janeiro, embora essa questão esteja em pauta no Congresso. O requerimento de urgência para o projeto de anistia foi apresentado, mas ainda não foi pautado. A expectativa é que Gleisi tenha um desempenho melhor do que seu antecessor, Alexandre Padilha, que cortou relações com o presidente da Câmara, Arthur Lira.
Sóstenes, que é amigo do líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, expressou que dará "o benefício da dúvida" à nova ministra, mas alertou que esse prazo não será longo. A articulação política do governo continua a ser monitorada de perto, especialmente em um cenário onde a relação com a oposição é crucial para a aprovação de projetos estratégicos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.