06 de mai 2025
Governo do Pará solicita apoio federal para segurança durante a COP30 em Belém
Governo do Pará solicita apoio federal para segurança na COP30, enquanto enfrenta aumento de incêndios e déficit de leitos em Belém.
Obras no Parque da Cidade, principal local que receberá a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, em Belém (PA). (Foto: Fábio Pupo 24.abr.25/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Governo do Pará solicita apoio federal para segurança durante a COP30 em Belém
Ouvir a notícia
Governo do Pará solicita apoio federal para segurança durante a COP30 em Belém - Governo do Pará solicita apoio federal para segurança durante a COP30 em Belém
A área de segurança pública do governo do Pará está se mobilizando para a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que ocorrerá em novembro em Belém. A Polícia Civil solicitou ao Ministério da Justiça a doação de veículos e drones, além de R$ 7,2 milhões para diárias de bombeiros, em resposta ao aumento de incêndios no estado.
A Polícia Civil pediu a doação de sete carros seminovos e quatro drones com tecnologia de visão noturna. Esses equipamentos são essenciais para garantir a segurança durante o evento, que atrairá autoridades internacionais. A corporação destacou que a doação ajudará a reduzir a sobrecarga da frota atual, que está desgastada devido ao uso intensivo.
Além disso, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará solicitou recursos para mobilizar até 120 bombeiros por dia nas áreas mais afetadas pelos incêndios. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará registrou um aumento de 85,66% na área queimada em 2024, com mais de 56 mil focos de calor identificados.
Preocupações com a Hospedagem
O governo federal também está atento aos preços de hospedagem em Belém. O objetivo é estabelecer um acordo com a rede hoteleira para que os preços durante a COP30 sejam semelhantes aos praticados no Círio de Nazaré, evento religioso que ocorre em outubro.
As autoridades monitoram os valores das passagens aéreas e buscam soluções para o déficit de 13.985 leitos na capital paraense, que se tornou uma preocupação central para os organizadores. Para mitigar essa situação, o governo federal firmou um contrato com a Embratur para ampliar a oferta de hospedagem, incluindo a utilização de navios.
As demandas de segurança e infraestrutura são cruciais para garantir o sucesso da COP30, que promete ser um evento de grande relevância para o debate sobre mudanças climáticas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.