Política

Governo planeja dois aeroportos executivos no Pará para a COP30 em Belém

O Brasil sediará a COP30 em Belém, de 10 a 20 de novembro de 2023. O Governo Federal planeja dois aeroportos executivos para atender ao evento. Delegação da ONU avalia infraestrutura e apoia preparativos em Belém. Desafios incluem revisão das metas climáticas e financiamento de ações. Investimento de R$ 4,7 bilhões visa melhorar infraestrutura e turismo local.

Belém do Pará, sede da COP 30 (Foto: Divulgação/Agência Pará)

Belém do Pará, sede da COP 30 (Foto: Divulgação/Agência Pará)

Ouvir a notícia

Governo planeja dois aeroportos executivos no Pará para a COP30 em Belém - Governo planeja dois aeroportos executivos no Pará para a COP30 em Belém

0:000:00

O Governo Federal está avaliando a construção de dois aeroportos executivos no Pará, em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém de 10 a 20 de novembro. A proposta visa atender ao aumento esperado no fluxo de autoridades e voos durante o evento, com um aeroporto planejado na região metropolitana de Belém e outro na Ilha de Marajó, a cerca de 140 km da capital. O Ministério do Turismo informou que análises de viabilidade estão em andamento para que as instalações estejam operacionais durante a COP30.

Além das obras de infraestrutura, o governo anunciou o embaixador André Aranha Corrêa do Lago como presidente da COP30, enquanto Ana Toni, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), atuará como diretora-executiva. Corrêa do Lago destacou que um dos principais desafios será a revisão das metas climáticas dos países signatários do Acordo de Paris, completando dez anos do tratado. O financiamento das ações climáticas também é uma preocupação, com discussões anteriores resultando em poucos avanços.

A Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma delegação a Belém para avaliar a infraestrutura em preparação para a COP30. Durante a visita, especialistas da ONU se reunirão com técnicos dos governos federal, estadual e municipal para discutir os preparativos. O secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, apresentou as frentes de trabalho em saúde, transportes, acomodações e segurança. A secretária-executiva adjunta da ONU, Noura Hamladji, elogiou a preparação do Brasil e enfatizou o objetivo de garantir o sucesso do evento.

As expectativas dos governantes paraenses são elevadas. A vice-governadora Hana Ghassan expressou o desejo de fazer de Belém “a melhor sede de todas as COPs”, enquanto o prefeito Igor Normando vê a convenção como uma chance de combater preconceitos sobre a região. Ele também ressaltou o empenho do governo local em projetos de infraestrutura essenciais para o evento, que deve receber mais de 50 mil pessoas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela