06 de mai 2025
Vereadores propõem plebiscito sobre futuro do Minhocão em São Paulo após polêmica com estacionamento
Vereadores propõem plebiscito sobre o Minhocão após polêmica com estacionamento; falta de diálogo com a população gera críticas.
Funcionário da prefeitura trabalha em obra para criação de bolsão de estacionamento em parte do canteiro debaixo do Minhocão (Foto: Danilo Verpa - 29.abr.25/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Vereadores propõem plebiscito sobre futuro do Minhocão em São Paulo após polêmica com estacionamento
Ouvir a notícia
Vereadores propõem plebiscito sobre futuro do Minhocão em São Paulo após polêmica com estacionamento - Vereadores propõem plebiscito sobre futuro do Minhocão em São Paulo após polêmica com estacionamento
Vereadores de oposição à gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) propuseram um plebiscito para discutir o futuro do Minhocão, no centro de São Paulo. A proposta foi anunciada pelo vereador Toninho Vespoli (PSOL) durante uma audiência pública realizada na segunda-feira, 5 de maio. O plebiscito visa consultar a população sobre o uso do elevado presidente João Goulart, especialmente após a instalação de vagas de estacionamento sem diálogo com os cidadãos.
A criação do bolsão de estacionamento sob o Minhocão, anunciada pelo vice-prefeito Ricardo Mello Araújo (PL), gerou polêmica. Mello justificou a medida como uma solução para o acúmulo de lixo na área, onde moradores em situação de rua se instalaram. A rapidez na execução da obra, sem consulta popular, foi amplamente criticada durante a audiência. Vespoli afirmou que já conta com dez assinaturas de vereadores para o plebiscito, mas são necessárias dezenove para que a proposta seja debatida.
“Temos que discutir um projeto inteiro para o Minhocão, em vez de medidas fatiadas”, destacou Vespoli. Ele questionou a falta de propostas para atender a população em situação de rua que vive sob o viaduto. A vereadora Marina Bragante (Rede) também ressaltou a ausência de representantes da prefeitura na audiência e a necessidade de diálogo com Nunes.
Moradores da região, como o cientista político Guilherme Abraão, lembraram que uma lei municipal prevê a criação de um parque no Minhocão, embora tenha sido suspensa pela Justiça. Vereadores do PT, Nabil Bonduki e Luna Zarattini, expressaram preocupação com a consulta popular, temendo que a medida beneficie apenas aqueles a favor do estacionamento. Luna sugeriu um abaixo-assinado contra a instalação das vagas, enquanto representantes de movimentos sociais criticaram a restrição de espaço para pedestres e ciclistas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.