13 de mai 2025
Jornalistas expressam preocupação após exclusão de agências de notícias de viagem presidencial
Casa Branca exclui repórteres da AP, Bloomberg e Reuters de viagem oficial, gerando críticas sobre transparência na cobertura presidencial.
Donald Trump no Air Force One (Foto: MANDEL NGAN / AFP)
Ouvir a notícia:
Jornalistas expressam preocupação após exclusão de agências de notícias de viagem presidencial
Ouvir a notícia
Jornalistas expressam preocupação após exclusão de agências de notícias de viagem presidencial - Jornalistas expressam preocupação após exclusão de agências de notícias de viagem presidencial
O grupo que representa os jornalistas credenciados na Casa Branca, a Associação de Correspondentes da Casa Branca (WHCA), manifestou "preocupação profunda" após a exclusão de repórteres de grandes agências de notícias de uma viagem oficial do presidente Donald Trump ao Oriente Médio. Nenhum jornalista da Associated Press (AP), Bloomberg ou Reuters embarcou no Air Force One, onde presidentes costumam responder a perguntas durante o trajeto.
A WHCA criticou a decisão, ressaltando o papel essencial dessas agências para a transparência governamental. Em nota, a entidade afirmou: “Seus relatórios são distribuídos rapidamente para milhares de veículos de notícias e milhões de leitores em todo o mundo todos os dias, para que todos tenham igual acesso à cobertura da presidência.” A associação considerou a medida um desserviço aos americanos que têm o direito de saber o que seu líder eleito está fazendo.
A exclusão ocorre em meio a uma disputa jurídica entre a Casa Branca e a AP, que foi impedida de cobrir eventos menores após se recusar a adotar a nomenclatura "Golfo da América", determinada por ordem executiva de Trump. Como resposta, a Casa Branca implementou uma nova política de rodízio para a imprensa escrita, restringindo o acesso a eventos no Salão Oval e ao Air Force One.
A Reuters teve apenas um repórter presente na recente viagem de Trump ao Vaticano, durante o funeral do Papa Francisco. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, não comentou sobre a situação até o fechamento desta edição.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.