Política

Deputada propõe PEC para reduzir jornada de trabalho e adotar modelo de quatro dias semanais

Deputada Erika Hilton propõe PEC para reduzir jornada de trabalho para 36 horas semanais, mas enfrenta resistência no Congresso.

Escala de nove dias de trabalho a cada quinzena é menor que a atual de seis dias de trabalho por um e maior que a proposta de quatro dias de trabalho por três da deputada Erika Hilton. (Foto: Bloomberg)

Escala de nove dias de trabalho a cada quinzena é menor que a atual de seis dias de trabalho por um e maior que a proposta de quatro dias de trabalho por três da deputada Erika Hilton. (Foto: Bloomberg)

Ouvir a notícia

Deputada propõe PEC para reduzir jornada de trabalho e adotar modelo de quatro dias semanais - Deputada propõe PEC para reduzir jornada de trabalho e adotar modelo de quatro dias semanais

0:000:00

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) foi protocolada em fevereiro na Câmara dos Deputados. O objetivo é reduzir a carga horária de trabalho no Brasil para 36 horas semanais, mantendo a jornada diária em até oito horas e sem redução salarial. A proposta visa substituir a atual escala de trabalho 6X1, comum em setores como comércio e serviços.

A PEC sugere a adoção de modelos alternativos, como a "nine-day fortnight" (quinzena de nove dias úteis), que permite aos trabalhadores um dia de folga remunerada a cada duas semanas. Essa alternativa é utilizada em países como Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. A deputada também defende a jornada de quatro dias de trabalho, mas admite que a proposta atual busca um meio-termo, como a escala 5X2.

A advogada trabalhista Maria Lucia Benhame destaca que a escala 6X1 afeta principalmente trabalhadores do comércio, que somam cerca de 10,5 milhões de pessoas. Em outros setores, como indústria e saúde, as jornadas variam conforme a necessidade. Nos escritórios, a prática mais comum é a jornada de segunda a sexta-feira.

Para que a PEC avance no Congresso, são necessárias 171 assinaturas de parlamentares. Apesar do apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há poucos sinais de que a proposta será discutida em breve. A mudança na Constituição enfrenta desafios significativos para ser aprovada.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela