19 de mai 2025
Câmara discute concessão de porte de arma para vigilantes fora do serviço
Audiência pública na Câmara dos Deputados discutirá porte de arma para vigilantes fora do serviço em meio à crescente insegurança no Brasil.
Foto: Arquivo/EBC
Ouvir a notícia:
Câmara discute concessão de porte de arma para vigilantes fora do serviço
Ouvir a notícia
Câmara discute concessão de porte de arma para vigilantes fora do serviço - Câmara discute concessão de porte de arma para vigilantes fora do serviço
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública no dia 21 de novembro para discutir a concessão de porte de arma para vigilantes fora do serviço. O debate foi solicitado pelo deputado Coronel Ulysses (União-AC), que defende a medida em resposta ao aumento da insegurança no Brasil.
Ulysses, autor do Projeto de Lei 1127/23, argumenta que a presença de vigilantes armados se tornou comum para proteger pessoas e instalações, além de realizar transportes de valores. O projeto, apresentado em março de 2023, visa autorizar o porte de arma de fogo de propriedade particular para vigilantes credenciados pela Polícia Federal, desde que estejam vinculados a empresas de segurança privada ou transporte de valores.
Atualmente, as armas utilizadas pelos vigilantes pertencem às empresas e só podem ser manuseadas durante o expediente. Desde que o projeto chegou à Mesa Diretora da Câmara, não houve progresso na sua apreciação, nem mesmo na Comissão de Constituição e Justiça. A audiência pública busca discutir as implicações e a viabilidade da proposta, que ainda aguarda análise legislativa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.