20 de mai 2025
Vice-governador Thiago Pampolha é indicado para o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro
Indicação de Thiago Pampolha ao TCE RJ é manobra de Cláudio Castro para viabilizar Rodrigo Bacellar na sucessão ao governo do Rio.
Thiago Pampolha e Cláudio Castro (Foto: xx)
Ouvir a notícia:
Vice-governador Thiago Pampolha é indicado para o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro
Ouvir a notícia
Vice-governador Thiago Pampolha é indicado para o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro - Vice-governador Thiago Pampolha é indicado para o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (20), a indicação do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) para o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Essa decisão é parte de uma estratégia do governador Cláudio Castro (PL) para reorganizar a sucessão ao governo.
Após a aprovação na CCJ, Pampolha passará por uma sabatina na Comissão de Normas Internas e Proposições Externas. Se aprovado novamente, o nome seguirá para votação no plenário da Alerj. A expectativa é que o processo seja rápido, possivelmente concluído ainda hoje. Nos bastidores, a indicação é considerada quase certa, devido à articulação do governo com parlamentares aliados.
A movimentação de Castro visa afastar Pampolha da linha de sucessão ao governo estadual. O rompimento político entre eles se intensificou após Pampolha deixar o União Brasil, partido pelo qual foi eleito vice-governador. A desfiliação foi comunicada ao governador apenas um dia antes, sem diálogo prévio, o que agravou a crise entre ambos.
Desde então, Castro tem buscado um novo nome para a sucessão, apontando o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), como seu candidato preferido. Em entrevista, Castro afirmou que Pampolha não faz parte de seu grupo político e que precisa viabilizar seu candidato, Bacellar. Com a saída de Pampolha do Executivo, Bacellar pode se consolidar como o principal nome para a disputa em 2026, com o apoio do atual governador.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.