Política

IBGE inicia diálogo para cooperação com escritório de estatísticas da China

IBGE inicia cooperação com NBS da China em meio a crise interna e mudanças na direção, incluindo a saída do coordenador geral da Ence.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

IBGE inicia diálogo para cooperação com escritório de estatísticas da China - IBGE inicia diálogo para cooperação com escritório de estatísticas da China

0:000:00

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou nesta quinta-feira (22) o início de um diálogo de cooperação com o Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS). A iniciativa visa a execução de um memorando de entendimento assinado em 2024 e a celebração de novos acordos. A aproximação ocorreu durante uma visita ao país asiático, que contou com a presença do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, e diretores do órgão.

Durante a visita, o IBGE estabeleceu parcerias com a Academia de Estudos Contemporâneos da China e a Universidade Normal de Hebei. O diretor de Pesquisas do IBGE, Gustavo Junger, destacou que o diálogo com o NBS é fundamental para enfrentar os desafios da produção estatística e modernizar as metodologias utilizadas. A preparação para os censos agropecuários, programados para 2026 em ambos os países, foi um dos pontos abordados.

A gestão de Pochmann enfrenta uma crise interna desde o segundo semestre de 2024, marcada por acusações de autoritarismo e mudanças na direção. Recentemente, houve a saída de diretores, incluindo a confirmação da saída de Paulo de Martino Jannuzzi do cargo de coordenador-geral da Ence (Escola Nacional de Ciências Estatísticas). A presidência do IBGE informou que a decisão foi a pedido de Jannuzzi, que será substituído por Jorge Abrahão de Castro, servidor aposentado e doutor em economia pela Unicamp.

A crise interna do IBGE, que resultou na entrega de cargos nas diretorias de Pesquisas e Geociências, continua a gerar preocupações entre os servidores. A gestão Pochmann tem sido alvo de críticas, especialmente após declarações que elogiaram a produção estatística da China, levantando questões sobre a transparência dos dados divulgados pelo país asiático.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela