27 de mai 2025
Rosario Murillo assume poder inédito como 'copresidenta' da Nicarágua com reforma constitucional
Reforma constitucional de Ortega transforma Nicarágua em ditadura familiar, com ele e Rosario Murillo como "co presidentes" com amplos poderes.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Rosario Murillo assume poder inédito como 'copresidenta' da Nicarágua com reforma constitucional
Ouvir a notícia
Rosario Murillo assume poder inédito como 'copresidenta' da Nicarágua com reforma constitucional - Rosario Murillo assume poder inédito como 'copresidenta' da Nicarágua com reforma constitucional
A Nicarágua se torna oficialmente uma ditadura sob o comando de Daniel Ortega e Rosario Murillo, após a aprovação de uma reforma constitucional. A proposta foi enviada ao Congresso em 20 de novembro e aprovada em 22 de novembro de 2024. A nova legislação transforma Ortega e Murillo em "co-presidentes", conferindo-lhes amplos poderes sobre os demais ramos do governo.
A reforma constitucional estabelece a Nicarágua como um país "revolucionário" e permite ao governo prender opositores sob a acusação de "traição", além de retirar a nacionalidade de quem criticar o regime. Juan Pappier, diretor da Human Rights Watch, afirmou que a Nicarágua se torna a sociedade mais fechada do hemisfério, superando Cuba e Venezuela.
Desde 2018, o regime de Ortega e Murillo tem intensificado a repressão, resultando na morte de cerca de 350 manifestantes e no fechamento de aproximadamente cinco mil organizações não governamentais. A nova constituição cria uma "polícia voluntária", que pode atuar como uma força paramilitar, e limita a liberdade de expressão, permitindo críticas apenas dentro dos "princípios socialistas" estabelecidos.
A reforma também pode ter sido motivada pela necessidade de garantir a continuidade do poder familiar, com Murillo assumindo o comando caso Ortega, de setenta e nove anos, venha a falecer. A Nicarágua caminha para se consolidar como um regime autoritário, com a família Ortega-Murillo controlando o Estado e a comunicação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.