Política

Senado divide PL e PT em votação sobre aumento de deputados e resistência regional

Senado aprova aumento de deputados federais, gerando divisão entre partidos e resistência popular, com custo estimado de R$ 65 milhões.

Senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado, em sessão nesta quarta (25) (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

Senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado, em sessão nesta quarta (25) (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

Ouvir a notícia

Senado divide PL e PT em votação sobre aumento de deputados e resistência regional - Senado divide PL e PT em votação sobre aumento de deputados e resistência regional

0:000:00

A proposta de aumento do número de deputados federais foi aprovada pelo Senado nesta quarta-feira (25), gerando divisões entre partidos como PT, PL, MDB e PSD. A medida, que busca corrigir a sub-representação de estados, terá um custo adicional estimado em R$ 65 milhões.

O apoio à proposta veio principalmente das bancadas do MDB e PSD, enquanto a maioria dos senadores do PT e PL se opôs. No PT, cinco dos nove senadores votaram a favor, enquanto no PL, sete dos quatorze se manifestaram contra. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, conduziu a sessão que resultou na aprovação.

Votação e Reações

O MDB teve oito senadores a favor da proposta, incluindo nomes como Renan Calheiros e Marcelo Castro. No PSD, nove dos quatorze senadores também apoiaram a medida. Em contraste, estados como Santa Catarina e Paraná se opuseram totalmente, refletindo a polarização regional na votação.

Uma pesquisa do Datafolha revelou que 76% dos brasileiros são contrários ao aumento do número de membros no Legislativo. Para mitigar a impopularidade da proposta, o senador Marcelo Castro incorporou uma emenda que proíbe o aumento de despesas relacionadas às novas cadeiras.

Implicações e Contexto

A medida foi impulsionada por uma decisão do STF, que exigiu a redistribuição de vagas para evitar a sub-representação de estados com crescimento populacional. Caso o Congresso não aprovasse a readequação até 30 de junho, o TSE realizaria a alteração.

A aprovação do aumento de deputados pode gerar um efeito cascata nas Assembleias Estaduais, uma vez que a Constituição vincula o número de deputados estaduais ao federal. A proposta, ao adicionar novas vagas, torna o Legislativo brasileiro ainda mais desproporcional em relação à população, em comparação com a fórmula de atualização prevista no projeto.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela