27 de jun 2025
Presidente de agência reguladora participa de evento com despesas pagas após cortes
ANA enfrenta contradições sobre custos da participação de Veronica Rios no Fórum Jurídico de Lisboa, em meio a cortes orçamentários.

Veronica Rios, diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), durante audiência pública no Senado (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)
Ouvir a notícia:
Presidente de agência reguladora participa de evento com despesas pagas após cortes
Ouvir a notícia
Presidente de agência reguladora participa de evento com despesas pagas após cortes - Presidente de agência reguladora participa de evento com despesas pagas após cortes
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) anunciou, nesta quarta-feira, a necessidade de reduzir despesas operacionais devido a cortes orçamentários. A medida inclui a racionalização no uso de diárias e passagens nacionais e internacionais. No entanto, a situação se complica com a autorização para que a diretora-presidente, Veronica Rios, participe do 13º Fórum Jurídico de Lisboa, que ocorrerá de 1º a 4 de julho.
O Diário Oficial da União revelou que a viagem de Rios seria custeada pela ANA, totalizando R$ 18,6 mil, incluindo passagens e diárias. Contudo, a agência posteriormente alterou a informação, afirmando que os custos seriam cobertos pela organização do evento. Em contrapartida, os organizadores do fórum negaram essa afirmação, alegando que não arcarão com as despesas de Rios.
Participação no Fórum
Veronica Rios será uma das palestrantes no painel sobre Saneamento Básico e Mudanças Climáticas, ao lado de figuras como os ministros do TCU e o governador do Rio Grande do Sul. A ANA justificou a participação de sua diretora como uma oportunidade estratégica para fortalecer relações institucionais e divulgar avanços regulatórios.
A agência destacou que, mesmo em um cenário de restrições orçamentárias, a representação em eventos de alta relevância é indispensável para o fortalecimento das políticas públicas sob sua responsabilidade. A presença de Rios no fórum é vista como crucial para a interlocução com outros Poderes e para a promoção de boas práticas no setor de saneamento.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.