Política

EUA apresentam estratégia para eliminar indesejáveis do território nacional

Suprema Corte dos EUA aprova deportações sem aviso prévio, enquanto plano de Trump propõe "gulag global" para imigrantes indesejados.

Manifestantes no protesto “Protejam os imigrantes, protejam o planeta”, em Nova York (Foto: KENA BETANCUR / AFP)

Manifestantes no protesto “Protejam os imigrantes, protejam o planeta”, em Nova York (Foto: KENA BETANCUR / AFP)

Ouvir a notícia

EUA apresentam estratégia para eliminar indesejáveis do território nacional - EUA apresentam estratégia para eliminar indesejáveis do território nacional

0:000:00

A recente decisão da Suprema Corte dos EUA permitiu deportações sem aviso prévio, intensificando as políticas de imigração do governo Trump. O plano, que visa criar um "gulag global" para imigrantes indesejados, foi revelado em uma investigação do jornalista Nick Turse.

A decisão da corte, que ocorreu na semana passada, foi aprovada por uma maioria conservadora de 6 a 3. As juízas dissidentes, Sonia Sotomayor, Elena Kagan e Ketanji Brown Jackson, argumentaram que a medida representa uma violação dos direitos humanos e um abuso de poder. A porta-voz do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA, Tricia McLaughlin, classificou a decisão como uma vitória para a segurança nacional.

O Plano de Deportação

O plano de deportação, baseado em um memorando do Departamento de Estado, sugere que países com péssimas condições sociais aceitem deportados de outras nacionalidades. 53 nações já foram abordadas, muitas delas com altos índices de violação de direitos humanos. O documento menciona que a falta de autoridade central em alguns países justifica a deportação.

Entre os países citados estão Angola, Zimbábue, Djibouti, República do Congo e Sudão do Sul. Essas nações, muitas vezes em crise, seriam transformadas em depósitos de migrantes, criando um "arquipélago de injustiças". A proposta é vista como uma forma de os EUA se livrarem de imigrantes indesejados.

Contraste com a Elite

Enquanto isso, a elite americana vive momentos de ostentação. Recentemente, o casamento de Jeff Bezos e Lauren Sánchez em uma Veneza alugada por US$ 20 milhões destacou o abismo entre ricos e pobres. Celebridades como Lady Gaga e Elton John se apresentaram, enquanto a crise humanitária se agrava em outras partes do mundo.

Esse contraste entre a vida luxuosa dos poderosos e a realidade dos imigrantes deportados levanta questões sobre a moralidade das políticas atuais. A situação no Oriente Médio e na Europa continua a ser marcada por conflitos, enquanto os EUA adotam medidas cada vez mais rigorosas em relação à imigração.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela