30 de jun 2025

Cúpula do Brics no Rio contará com segurança reforçada, afirma secretário
Operação de Garantia de Lei e da Ordem mobiliza 17 mil agentes para assegurar segurança durante a Cúpula dos Brics no Rio de Janeiro.

MAM, no Aterro do Flamengo, receberá Cúpula dos Brics em julho (Foto: Felipe Azevedo)
Ouvir a notícia:
Cúpula do Brics no Rio contará com segurança reforçada, afirma secretário
Ouvir a notícia
Cúpula do Brics no Rio contará com segurança reforçada, afirma secretário - Cúpula do Brics no Rio contará com segurança reforçada, afirma secretário
Para a Cúpula dos Brics, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho, será decretada uma Operação de Garantia de Lei e da Ordem (GLO). O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança do estado, Victor Santos, nesta segunda-feira. A operação, que mobilizará 17 mil agentes de segurança, visa garantir a tranquilidade durante o evento que reunirá representantes de 11 países.
A GLO, solicitada pelo governo estadual ao Governo Federal, será válida entre os dias 2 e 9 de julho. A confirmação da operação ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. A GLO permite que militares das Forças Armadas atuem com poder de polícia, conforme ordem do presidente da República. Santos destacou que o esquema de segurança seguirá os moldes utilizados durante o G20 em novembro do ano passado.
Mobilização e Segurança
O secretário enfatizou que a segurança será reforçada em áreas estratégicas, como a Zona Sul e o Centro do Rio, onde ocorrerão as reuniões e a hospedagem das delegações. O esquema inclui bloqueios temporários em vias expressas e proibições de estacionamento, especialmente na orla de Copacabana. Para minimizar o impacto no trânsito, a Prefeitura do Rio decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (4) e feriado na segunda-feira (7).
Santos afirmou que haverá um grande efetivo nas ruas, com mais de 17 mil agentes, incluindo policiais militares e civis. O objetivo é garantir a segurança de todos os participantes, incluindo chefes de Estado e do Governo. O secretário ressaltou que a operação contará com um aparato tecnológico para assegurar a tranquilidade durante o evento.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.