02 de jul 2025

FAB armará caças com mísseis para segurança da cúpula do Brics no Rio
Força Aérea Brasileira intensifica segurança na Cúpula do Brics com mísseis e áreas de exclusão, mobilizando 670 profissionais para proteção.

Caça acoplado com míssil que será usado pela FAB na cúpula do Brics (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
FAB armará caças com mísseis para segurança da cúpula do Brics no Rio
Ouvir a notícia
FAB armará caças com mísseis para segurança da cúpula do Brics no Rio - FAB armará caças com mísseis para segurança da cúpula do Brics no Rio
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou as diretrizes de segurança para a Cúpula do Brics, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença de líderes e assessores dos países-membros. Aeronaves não autorizadas a pousar ou que invadirem áreas restritas poderão ser interceptadas e até abatidas. Esta será a primeira vez em nove anos que a FAB utilizará mísseis em suas operações de segurança.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, comandante de Operações Aeroespaciais, destacou que o uso de mísseis visa garantir uma resposta rápida a possíveis ameaças. "Todas as ações que são tomadas são para nos dar tempo de reação", afirmou. O planejamento das operações envolve o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Para garantir a segurança, 670 pessoas foram mobilizadas. O aeroporto Santos Dumont ficará fechado das 0h de sábado (5) até às 18h de segunda-feira (7), com voos comerciais sendo remanejados para o Galeão. Barbacovi assegurou que não haverá impacto para a população, pois as companhias aéreas foram informadas com antecedência.
Áreas de Exclusão
Durante a cúpula, foram estabelecidas três áreas de exclusão no espaço aéreo:
- Área reservada (branca): 150 km
- Área restrita (amarela): raio de 110 km
- Área de supressão: 1.530 x 965 m², onde o voo é proibido
Drones poderão operar em locais específicos, desde que autorizados e em conformidade com as regras de aviação. O esquema de segurança da FAB para a Cúpula do Brics é mais rigoroso do que o utilizado em eventos anteriores, como a Copa do Mundo e o G20.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.