30 de jun 2025

Ministério estabelece cotas para cargos com vagas reduzidas no CNU
Cotas raciais e para PcDs serão aplicadas em 169 cargos do CNU, visando inclusão além da exigência legal. Edital será publicado em breve.

Participantes da primeira edição do CNU na Unip Barra funda, escola que teve o maior número de candidatos em São Paulo (Foto: Felipe Iruatã/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Ministério estabelece cotas para cargos com vagas reduzidas no CNU
Ouvir a notícia
Ministério estabelece cotas para cargos com vagas reduzidas no CNU - Ministério estabelece cotas para cargos com vagas reduzidas no CNU
O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) anunciou o resultado do sorteio que definiu 169 cargos que terão aplicação de cotas raciais e para PcDs (pessoas com deficiência) na segunda edição do CNU (Concurso Nacional Unificado). A divulgação ocorreu no DOU (Diário Oficial da União) nesta segunda-feira, 30 de outubro. Essa iniciativa visa promover a inclusão, mesmo em situações onde a legislação não exige a reserva de vagas.
Atualmente, a legislação determina que as cotas sejam aplicadas automaticamente apenas quando o edital oferece, no mínimo, duas vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, e cinco vagas para pessoas com deficiência. Assim, cargos com apenas uma vaga não têm obrigatoriedade de reserva. O sorteio foi realizado na última quarta-feira, 26 de outubro, para garantir a aplicação das cotas em cargos com menos vagas.
Cargos Sorteados
Os 169 cargos sorteados pertencem aos blocos temáticos 1, 2, 3, 4, 5, 8 e 9 do concurso. Entre as posições contempladas estão: analista do seguro social do INSS, especialista em atividades hospitalares do Hospital das Forças Armadas, e pesquisador da Fundação Cultural Palmares. A estratégia busca assegurar 30% das vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, e 5% para PcDs.
Nesta edição, o CNU oferecerá um total de 3.652 vagas, sendo 508 para nível médio e 3.144 para nível superior. A FGV (Fundação Getulio Vargas) foi escolhida como a banca organizadora. O edital do certame deve ser publicado ainda nesta semana, com a prova objetiva marcada para 5 de outubro e a prova discursiva para 7 de dezembro. A divulgação dos resultados finais está prevista para fevereiro de 2025.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.