01 de jul 2025

Congresso expressa descontentamento com as ações do governo Lula
Governo recorre ao STF para reafirmar sua autoridade após derrota no Congresso, enquanto tensões com parlamentares aumentam.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Congresso expressa descontentamento com as ações do governo Lula
Ouvir a notícia
Congresso expressa descontentamento com as ações do governo Lula - Congresso expressa descontentamento com as ações do governo Lula
O governo federal enfrenta um novo embate no Congresso após a derrubada de um decreto que aumentava as alíquotas do IOF. O presidente do PT, Humberto Costa, defendeu que a decisão de recorrer ao STF é uma tentativa de preservar a prerrogativa constitucional do Executivo.
Em entrevista ao programa Ponto de Vista, da VEJA, Costa afirmou que o governo não busca uma disputa com o Legislativo. "O governo não está abrindo uma batalha contra o Congresso Nacional. Ele está procurando preservar uma atribuição que é sua", destacou o senador. A derrota no Congresso foi considerada histórica, mas Costa acredita que o descontentamento dos parlamentares tem raízes mais profundas.
Motivos do Descontentamento
O presidente do PT apontou que a insatisfação do Congresso se deve, em parte, à lentidão na liberação de emendas parlamentares. Além disso, há uma percepção de que o ministro do STF, Flávio Dino, que investiga as emendas, atua sob influência do presidente Lula. "Nós defendemos um processo para a garantia do equilíbrio fiscal que é diferente de uma boa parte do mercado e dos parlamentares", afirmou.
A relação entre o Executivo e o Legislativo continua tensa, e a busca por um entendimento parece distante. O governo, ao recorrer ao STF, tenta reafirmar sua autoridade em um momento crítico, enquanto o Congresso se mostra cada vez mais resistente às suas propostas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.