Economia

STF aprova devolução de descontos indevidos a aposentados do INSS

Acordo do STF prevê ressarcimento de R$ 1,5 milhão a aposentados e pensionistas do INSS com descontos indevidos a partir de 24 de julho.

Governo prevê que devolução dos valores comece até o fim do mês (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Governo prevê que devolução dos valores comece até o fim do mês (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Ouvir a notícia

STF aprova devolução de descontos indevidos a aposentados do INSS - STF aprova devolução de descontos indevidos a aposentados do INSS

0:000:00

O governo brasileiro, por meio do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou um acordo para ressarcir 1,5 milhão de aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. O ministro Dias Toffoli homologou o acordo, que prevê o início dos pagamentos em 24 de julho. A votação final do acordo está agendada para agosto.

Os beneficiários afetados foram notificados sobre os descontos por meio do aplicativo Meu INSS e pela Central de Atendimento, no telefone 135. Eles podem verificar se autorizaram as deduções e, caso contrário, solicitar a devolução dos valores. Cerca de 9 milhões de pessoas tiveram descontos entre 2020 e 2025, mas não se sabe quantos foram indevidos. A devolução será feita com correção pela inflação, utilizando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Processo de Contestação

Até o momento, o INSS recebeu 3,6 milhões de contestações de beneficiários que alegam não ter autorizado os descontos. Desses, 2,16 milhões não tiveram resposta das entidades responsáveis. As pessoas que não reconhecerem a autorização para os descontos poderão solicitar a devolução diretamente pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Caso a entidade não comprove a autorização, deverá ressarcir o INSS.

O governo também informou que não está realizando ligações ou enviando mensagens para notificar sobre o reembolso. O ressarcimento não será automático; os beneficiários precisam solicitar a devolução e desistir de ações judiciais já em andamento contra o INSS.

Acesso ao Meu INSS

Os beneficiários que não têm acesso ao aplicativo podem realizar todo o processo pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O INSS recomenda que os usuários não compareçam às agências, pois o atendimento será exclusivamente digital ou por telefone. O aplicativo Meu INSS está disponível nas lojas de aplicativos e requer a criação de uma conta com CPF e senha.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela