05 de jul 2025

Lula pressiona e Gleisi busca consenso nas negociações com o Congresso
Governo Lula adota tom provocativo após derrota no Congresso e intensifica discurso sobre taxação de grandes fortunas.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Lula pressiona e Gleisi busca consenso nas negociações com o Congresso
Ouvir a notícia
Lula pressiona e Gleisi busca consenso nas negociações com o Congresso - Lula pressiona e Gleisi busca consenso nas negociações com o Congresso
Após uma derrota significativa no Congresso, o governo Lula mudou sua estratégia de comunicação, adotando um tom mais confrontacional. A nova abordagem foca na taxação de grandes fortunas, especialmente sobre bancos, bilionários e apostas. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, busca manter relações com a Câmara dos Deputados, enquanto o governo intensifica seu discurso.
A mudança foi discutida em uma reunião no Palácio do Planalto, onde Gleisi se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira. A partir desse encontro, o governo passou a enfatizar a distribuição de riqueza e justiça tributária, adotando um discurso mais radical. Thais Bilenky, do podcast A Hora, destacou que essa nova retórica é "muito mais Robin Hood" do que a anterior.
A reação do presidente da Câmara, Hugo Motta, foi rápida. Ele criticou a polarização da retórica governamental, afirmando que a abordagem "nós contra eles não ajuda ninguém". Motta, que se reuniu com empresários após a decisão do Congresso sobre o aumento do IOF, sinalizou um alinhamento com o Legislativo, o que pode complicar a relação com o governo.
Gleisi Hoffmann e o líder do governo na Câmara, José Guimarães, tentaram apaziguar a situação após ataques à Motta nas redes sociais. A proximidade inicial entre o presidente da Câmara e o Ministério da Fazenda, que gerou expectativas de apoio, não se concretizou como esperado, levando a um cenário de incertezas para a aprovação de projetos governamentais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.