Política

Dilma promove jantar musical com autoridades do Brics e canta com Galípolo

Lula critica OTAN e gastos militares em evento do Brics, defendendo a criação de um Estado palestino e maior cooperação entre os membros.

Fernando Haddad, embaixador André Corrêa do Lago, Eduardo Paes e Dilma durante jantar do Novo Banco de Desenvolvimento. (Foto: Reprodução/Instagram/@eduardopaes)

Fernando Haddad, embaixador André Corrêa do Lago, Eduardo Paes e Dilma durante jantar do Novo Banco de Desenvolvimento. (Foto: Reprodução/Instagram/@eduardopaes)

Ouvir a notícia

Dilma promove jantar musical com autoridades do Brics e canta com Galípolo - Dilma promove jantar musical com autoridades do Brics e canta com Galípolo

0:000:00

Durante o jantar de recepção do 10.º Encontro Anual do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), realizado na noite de sexta-feira, 4, no antigo cinema Roxy, em Copacabana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a OTAN e a "instrumentalização" da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O evento, que reuniu autoridades e integrantes do governo, teve como foco a cooperação entre os países do Brics.

Lula destacou a necessidade de um Estado palestino e apontou que a aliança militar ocidental "alimenta a corrida armamentista" ao destinar 5% do PIB para gastos militares, uma prática que, segundo ele, é impulsionada por pressões externas, como as do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. O jantar contou com a presença de figuras como a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do NDB, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O evento também foi marcado por um espetáculo musical que apresentou ritmos brasileiros, como funk, forró e samba-enredo, agradando os convidados estrangeiros. Entre os pratos servidos estavam crudo de atum e frango caipira com taioba. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e outros membros do governo também participaram da celebração, que teve início às 19h.

Além das críticas à OTAN, Lula não deixou de abordar a situação no Oriente Médio, embora não tenha mencionado diretamente os Estados Unidos. O discurso do presidente russo, Vladimir Putin, foi transmitido ao vivo de Moscou, mas não foi exibido pelo Brasil durante o evento. A reunião do Brics e o encontro do NDB refletem a busca por maior cooperação econômica e política entre os países membros do bloco.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela