08 de jul 2025
Tebet discute orçamento federal com parlamentares no Congresso Nacional
Ministra do Planejamento, Simone Tebet, debaterá a LDO no Congresso, mas apreciação antes do recesso é improvável devido a incertezas fiscais.

DÚVIDA - Tebet: a ministra admitiu que o objetivo de zerar o déficit é “audacioso” e que talvez não seja cumprido (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Tebet discute orçamento federal com parlamentares no Congresso Nacional
Ouvir a notícia
Tebet discute orçamento federal com parlamentares no Congresso Nacional - Tebet discute orçamento federal com parlamentares no Congresso Nacional
Com a polêmica em torno do decreto que aumentou o IOF ainda presente, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, participará de um debate no Congresso nesta terça-feira, 11 de julho, às 14h30. O encontro ocorrerá na Comissão Mista do Orçamento e abordará a lei de diretrizes orçamentárias (LDO).
Apesar da disposição de diálogo da ministra, a expectativa entre os parlamentares é de que a apreciação da LDO antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho, é considerada improvável. A incerteza sobre a arrecadação, após a derrubada do decreto do IOF pelo STF e a invalidação pelo Congresso, dificulta a definição das previsões necessárias para o projeto orçamentário.
A participação de Tebet no debate ocorre após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que anulou o aumento do IOF, gerando um cenário de incertezas fiscais. A audiência de conciliação sobre o tema está marcada para a próxima semana, o que pode impactar ainda mais a relação entre o Executivo e o Legislativo.
A falta de previsões claras de arrecadação impede que o governo estabeleça um planejamento orçamentário eficaz, essencial para a elaboração da LDO. A situação atual reflete as tensões políticas e os desafios enfrentados pelo governo Lula em sua gestão fiscal.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.