09 de jul 2025
Senado aprova inclusão de devedores de pensão alimentícia no eSocial
Cadastro de devedores de pensão alimentícia no eSocial pode agilizar descontos em salários e garantir direitos dos beneficiários.

Comissão de Assuntos Sociais do Senado. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Ouvir a notícia:
Senado aprova inclusão de devedores de pensão alimentícia no eSocial
Ouvir a notícia
Senado aprova inclusão de devedores de pensão alimentícia no eSocial - Senado aprova inclusão de devedores de pensão alimentícia no eSocial
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 9, um projeto que institui um cadastro de devedores de pensão alimentícia na plataforma do eSocial. A proposta, que recebeu parecer favorável do senador Humberto Costa (PT-PE), agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O projeto, apresentado pela deputada Denise Pessôa (PT-RS), visa facilitar o pagamento de pensão alimentícia, especialmente em casos de troca de emprego. O eSocial centraliza informações sobre empregados, como admissões e demissões, e permitirá que os empregadores registrem o valor da pensão descontada da remuneração.
Com a nova regra, a informação sobre a pensão alimentícia deverá constar no registro do vínculo de trabalho, permitindo que futuros empregadores tenham conhecimento da obrigação. Além disso, os patrões deverão observar o registro de pagamento de pensão em vínculos anteriores e dar continuidade ao desconto. O desconto só poderá ser alterado se o devedor comprovar a revisão ou exoneração dos alimentos.
Se o projeto for sancionado, o Executivo terá um prazo de 90 dias para regulamentar as novas diretrizes. A medida busca garantir os direitos dos beneficiários e facilitar o cumprimento das obrigações alimentares.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.