10 de jul 2025
PL forma grupo de apoio contra regulação do streaming na Comissão de Cultura
Oito deputados bolsonaristas formam "tropa de choque" e tumultuam votação sobre regulação de streaming na Comissão de Cultura.

Nikolas Ferreira e Gustavo Gayer na Comissão de Cultura (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
PL forma grupo de apoio contra regulação do streaming na Comissão de Cultura
Ouvir a notícia
PL forma grupo de apoio contra regulação do streaming na Comissão de Cultura - PL forma grupo de apoio contra regulação do streaming na Comissão de Cultura
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados viveu um momento inédito nesta quarta-feira, com a presença de oito deputados bolsonaristas durante a votação do relatório sobre a regulação dos serviços de streaming. Desde 2019, a comissão era marcada pela baixa participação de parlamentares alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, com exceção de Bia Kicis. O movimento recente, no entanto, sinaliza uma mobilização significativa.
O objetivo da "tropa de choque" era claro: barrar o avanço do projeto que propõe a obrigatoriedade da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) para plataformas de streaming. Com um "kit obstrução", a oposição conseguiu adiar a votação, e já indicou que essa estratégia será repetida nas próximas sessões, o que pode resultar em tumultos frequentes nas reuniões do colegiado.
Além de Bia Kicis, outros nomes como Nikolas Ferreira, que atuou como líder, e deputados do Novo, como Marcel van Hattem e Luiz Lima, também compareceram, mesmo sem serem membros da comissão. A presença de uma plateia, incluindo crianças, foi uma tática adicional para pressionar a votação. A base do governo criticou essa postura, afirmando que os que se dizem patriotas preferem enviar dinheiro do consumidor brasileiro para o exterior, sem garantir investimentos na produção nacional e espaço para conteúdos brasileiros.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.