10 de jul 2025
Prefeitura de SP identifica 185 placas falsas por dia com Smart Sampa
Prefeitura de São Paulo intensifica combate a placas de motos irregulares com novas blitze e reintrodução de lacres metálicos.

Motociclista circula com placa irregular, com inscrição BRA49CC, a mais frequente flagrada por câmeras da prefeitura em junho deste ano (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)
Ouvir a notícia:
Prefeitura de SP identifica 185 placas falsas por dia com Smart Sampa
Ouvir a notícia
Prefeitura de SP identifica 185 placas falsas por dia com Smart Sampa - Prefeitura de SP identifica 185 placas falsas por dia com Smart Sampa
A cidade de São Paulo enfrenta um aumento alarmante no uso de placas de motos irregulares, com 5.579 registros em junho, o que equivale a uma média de 185 casos por dia. Essas placas, frequentemente utilizadas para evitar a identificação em atividades criminosas, foram detectadas pelo sistema SmartSampa, um programa de monitoramento por vídeo da prefeitura. As inscrições mais comuns incluem BRA49CC, que representa 85% dos casos.
A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) está tomando medidas para combater essa prática. Em um relatório recente, Nunes solicitou ao Ministério dos Transportes a reintrodução de lacres metálicos nas placas, uma ação que visa melhorar a fiscalização e dificultar o uso de veículos em crimes. O secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, destacou que a retirada dos lacres facilitou a circulação de motos com placas adulteradas.
Medidas de Fiscalização
As áreas mais afetadas por esse problema estão nas zonas norte e leste da cidade, onde a presença de motocicletas é significativa. Morando enfatizou que a cidade possui 1,3 milhão de motos, e a facilidade de adquirir placas decorativas por R$ 20 na internet tem contribuído para o aumento das infrações. A prefeitura planeja equipar 100 viaturas com tecnologia de monitoramento até o final de julho, além de realizar blitze em parceria com o Detran.
A volta dos lacres nas placas é vista como uma medida positiva por especialistas em segurança. O professor da FGV, Rafael Alcadipani, acredita que essa ação pode facilitar a abordagem policial. Por outro lado, o coronel reformado da PM, José Vicente da Silva Filho, sugere que a solução deve incluir uma melhor coordenação entre os programas existentes, como o Córtex e o Detecta, para enfrentar o problema de forma mais eficaz.
Com a implementação dessas medidas, a prefeitura espera não apenas aumentar a segurança nas ruas, mas também reduzir a incidência de crimes relacionados a veículos com placas irregulares.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.