11 de jul 2025
Democratas querem proibir agentes de imigração de ocultar o rosto durante ações
Senadores democratas propõem o VISIBLE Act para aumentar a transparência nas operações de imigração e combater o medo nas comunidades.

Agentes federais enmascarados esperam do lado de fora de um tribunal de imigração, em Nova York, no dia 8 de julho de 2025. (Foto: Olga Fedorova/AP)
Ouvir a notícia:
Democratas querem proibir agentes de imigração de ocultar o rosto durante ações
Ouvir a notícia
Democratas querem proibir agentes de imigração de ocultar o rosto durante ações - Democratas querem proibir agentes de imigração de ocultar o rosto durante ações
Senadores democratas apresentaram o VISIBLE Act, uma proposta que visa aumentar a transparência nas operações de imigração. O projeto exige que agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE) se identifiquem claramente e proíbe o uso de máscaras que ocultem suas identidades. A iniciativa surge em resposta a práticas controversas da administração Trump, que têm gerado temor nas comunidades.
O projeto, liderado pelos senadores Alex Padilla (Califórnia) e Cory Booker (Nova Jersey), busca obrigar os agentes a exibir o nome da agência e seu número de identificação. "A falta de identificação visível tem gerado confusão e medo nas comunidades", afirmou Booker. O VISIBLE Act se alinha a iniciativas em Nova York e Califórnia, onde legisladores locais também tentam proibir o uso de máscaras por agentes durante operações.
Recentemente, cenas de detenções em tribunais e nas ruas têm gerado preocupação pública. Em um incidente em Manhattan, agentes mascarados detiveram um imigrante e um oficial eleito que tentava protegê-lo. A administração Trump defende o uso de máscaras como uma medida de segurança, citando um aumento de 500% em ataques a agentes durante operações de controle migratório.
Apesar da crescente insatisfação com as políticas de imigração, o VISIBLE Act enfrenta desafios para aprovação, uma vez que os republicanos controlam o Congresso. Pesquisas indicam que 47% da população desaprova a abordagem do governo em relação à imigração, refletindo um descontentamento que transcende as linhas partidárias.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.