17 de jan 2025
Polícia da Ucrânia realiza 200 buscas em investigação sobre evasão de recrutamento militar
A polícia da Ucrânia realiza 200 buscas em 19 regiões para investigar evasão militar. A mobilização militar gera divisões na opinião pública e escassez de soldados. Avanços russos em várias frentes pressionam a Ucrânia a intensificar recrutamento. Operações anteriores em Kiev resultaram em revistagens de 600 locais na capital. A ação visa desmantelar esquemas que facilitam a fuga de homens do serviço militar.
Kiev vem promovendo uma campanha de mobilização abrangente – e que divide as opiniões da população – para reforçar suas fileiras. (Foto: Handout/Serviço de Imprensa da Presidência da Ucrânia/AFP)
Ouvir a notícia:
Polícia da Ucrânia realiza 200 buscas em investigação sobre evasão de recrutamento militar
Ouvir a notícia
Polícia da Ucrânia realiza 200 buscas em investigação sobre evasão de recrutamento militar - Polícia da Ucrânia realiza 200 buscas em investigação sobre evasão de recrutamento militar
A polícia da Ucrânia anunciou nesta sexta-feira, 17, que realizará 200 buscas em todo o país como parte de uma investigação sobre a evasão ilegal de homens aptos para o recrutamento militar. A mobilização, que gera divisões na população, visa reforçar as fileiras ucranianas diante das forças russas, que têm avançado em várias frentes.
Em um comunicado, a polícia nacional afirmou que as operações visam combater as travessias ilegais de fronteira de homens que devem servir. As buscas são um desdobramento de uma investigação iniciada na semana passada, quando cerca de 600 locais foram revistados em Kiev, incluindo casas e escritórios.
O foco da operação é identificar e prender os organizadores de esquemas que facilitam a fuga de homens ucranianos do recrutamento, permitindo que deixem o país. As buscas programadas para hoje cobrirão 19 regiões da Ucrânia, com agentes de segurança armados e equipados com câmeras.
As ações da polícia refletem a crescente pressão sobre a população para se alistar, em um contexto de escassez de soldados e intensificação dos combates com a Rússia. A situação continua a ser um tema polêmico entre os cidadãos, que reagem de maneiras diversas à mobilização.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.