23 de jan 2025
Paquistanês é condenado a 30 anos por tentativa de homicídio em ataque ao Charlie Hebdo
Zaheer Mahmood foi condenado a 30 anos por tentativa de homicídio em Paris. O ataque ocorreu em setembro de 2020, ferindo gravemente duas pessoas. Mahmood agiu em nome de uma ala radical, buscando "vingar o Profeta". Cinco co autores receberam penas de três a doze anos por conspiração terrorista. A juíza impôs proibição permanente de entrada na França e registro criminal.
Charlie Hebdo: acusado de duas tentativas de homicídio durante atentado é condenado a 30 anos de prisão (Foto: Christophe Archambault/AFP)
Ouvir a notícia:
Paquistanês é condenado a 30 anos por tentativa de homicídio em ataque ao Charlie Hebdo
Ouvir a notícia
Paquistanês é condenado a 30 anos por tentativa de homicídio em ataque ao Charlie Hebdo - Paquistanês é condenado a 30 anos por tentativa de homicídio em ataque ao Charlie Hebdo
Um tribunal de Paris condenou, nesta quinta-feira, Zaheer Mahmood, um paquistanês de 29 anos, a 30 anos de prisão por tentativa de homicídio e conspiração terrorista. O ataque ocorreu em setembro de 2020, quando Mahmood feriu gravemente duas pessoas com um facão em frente à antiga sede da revista Charlie Hebdo, acreditando que atacava jornalistas do semanário.
A juíza presidente, Caroline Jadis-Pomeau, também impôs a Mahmood uma proibição permanente de entrada na França e seu registro no arquivo de autores de crimes terroristas. O paquistanês, que chegou ilegalmente à França em 2018, era seguidor de uma ala radical e buscava "vingar o Profeta" após a republicação de caricaturas de Maomé pelo Charlie Hebdo, em 2 de setembro de 2020.
Na data do ataque, Mahmood não sabia que a revista havia se mudado após o atentado de janeiro de 2015, que resultou na morte de vários de seus jornalistas. Em 25 de setembro de 2020, ele atacou dois funcionários da agência de notícias Premières Lignes. Além de Mahmood, cinco outros homens paquistaneses, alguns menores de idade na época, foram julgados por conspiração terrorista, recebendo penas de prisão que variam de três a doze anos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.