29 de jan 2025
Honduras cria programa para apoiar migrantes deportados pelos Estados Unidos
A presidente de Honduras, Xiomara Castro, anunciou um plano para migrantes. O "Programa de Retorno ao Lar do Irmão e da Irmã" visa reintegração social. Deportados receberão apoio em emprego, educação e saúde, além de R$ 1 mil. A estratégia inclui assistência jurídica para hondurenhos sem documentos. Estima se que 1,8 milhão de hondurenhos residem nos EUA, com 261 mil deportáveis.
A presidente de Honduras, Xiomara Castro (Foto: Orlando SIERRA / AFP)
Ouvir a notícia:
Honduras cria programa para apoiar migrantes deportados pelos Estados Unidos
Ouvir a notícia
Honduras cria programa para apoiar migrantes deportados pelos Estados Unidos - Honduras cria programa para apoiar migrantes deportados pelos Estados Unidos
A presidente de Honduras, Xiomara Castro, anunciou um plano para apoiar migrantes hondurenhos sem documentos nos Estados Unidos e aqueles que serão deportados devido às novas políticas de imigração do governo de Donald Trump. Em uma transmissão de rádio e televisão, ela apresentou a “estratégia nacional de emergência para a proteção dos migrantes hondurenhos”, destacando a criação do “Programa de Retorno ao Lar do Irmão e da Irmã”.
Xiomara enfatizou que o programa visa preparar a reintegração dos deportados à família e à sociedade, promovendo um “retorno ordenado que atenda às condições de dignidade e segurança”. O governo hondurenho se comprometeu a financiar voos privados para facilitar esse retorno. Os deportados terão acesso a “oportunidades de treinamento e emprego”, além de financiamento para pequenos e médios empresários, educação e apoio psicológico.
Além disso, os deportados receberão alimentos e um capital inicial de US$ 1.000 para incentivar a criação de empresas. A presidente também garantiu assistência jurídica para hondurenhos sem documentos nos EUA e aqueles em trânsito, através dos consulados. Atualmente, há 1,8 milhão de hondurenhos nos Estados Unidos, sendo que 261.651 têm ordens de deportação e não estão sob custódia do Serviço de Imigração, enquanto 1.349 estão sob custódia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.