29 de jan 2025
Lula dialoga com presidente do Chile em busca de integração latino-americana
Lula conversou com Gabriel Boric sobre integração da América Latina e crise com EUA. A ligação ocorreu após deportações de brasileiros, gerando tensão diplomática. Boric confirmou visita ao Brasil em 22 de abril, reforçando laços bilaterais. Líderes discutiram combate a desigualdades e desenvolvimento sustentável na região. Lula já havia falado com Claudia Sheinbaum, priorizando a coordenação latino americana.
Os presidentes Lula (Brasil) e Gabriel Boric (Chile) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Ouvir a notícia:
Lula dialoga com presidente do Chile em busca de integração latino-americana
Ouvir a notícia
Lula dialoga com presidente do Chile em busca de integração latino-americana - Lula dialoga com presidente do Chile em busca de integração latino-americana
O presidente Lula (PT) conversou por telefone nesta quarta-feira, 29, com o presidente do Chile, Gabriel Boric, em um momento de tensões com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a conversa, os líderes enfatizaram a necessidade de promover a integração da América Latina e do Caribe, além de abordar os desafios de combater desigualdades e fomentar a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.
A ligação ocorre após denúncias de abusos na deportação de brasileiros dos EUA, que geraram uma crise diplomática entre o governo Lula e o segundo mandato de Trump. Boric também confirmou uma visita de Estado ao Brasil marcada para 22 de abril deste ano, reforçando os laços entre os dois países.
Além disso, os presidentes discutiram a preparação para um encontro de líderes em defesa da democracia, que será realizado no Chile, conforme acordado durante o evento “Em Defesa da Democracia: Combatendo o Extremismo”, realizado em 24 de setembro de 2024, em Nova York. Essa reunião será uma continuidade das discussões sobre a promoção da democracia na região.
Esta foi a segunda ligação de Lula a um líder latino-americano em 2024. Na semana anterior, ele conversou com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, onde abordaram a importância de fortalecer foros como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a manutenção de canais de contato regulares para aumentar a coordenação entre Brasil e México.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.