07 de abr 2025
Lula participa da Cúpula da Celac em Honduras e busca fortalecer laços na América Latina
Lula participa da Cúpula da Celac em Honduras, buscando fortalecer laços regionais e apoiar candidatura feminina à ONU em 2026.
Foto oficial da 8ª Cúpula da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Ouvir a notícia:
Lula participa da Cúpula da Celac em Honduras e busca fortalecer laços na América Latina
Ouvir a notícia
Lula participa da Cúpula da Celac em Honduras e busca fortalecer laços na América Latina - Lula participa da Cúpula da Celac em Honduras e busca fortalecer laços na América Latina
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, embarca nesta terça-feira, 8 de abril, para Honduras, onde participará da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) na quarta-feira, 9. O evento visa fortalecer laços com líderes regionais, especialmente em resposta às políticas da administração do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que incluem tarifas sobre produtos latino-americanos e deportações de imigrantes.
A Celac, fundada em 2010, reúne trinta e três países da América Latina e do Caribe, mas perdeu relevância nos últimos anos, especialmente após a retirada do Brasil sob o governo Jair Bolsonaro. Com o retorno de Lula à presidência, a decisão foi revertida, e o Brasil volta a integrar a organização. Entre os líderes que devem comparecer estão os presidentes do México, Claudia Sheinbaum, da Colômbia, Gustavo Petro, e de Cuba, Miguel Diáz-Canel.
Além das discussões sobre relações regionais, Lula também abordará a proposta de um consenso para a candidatura de uma mulher à secretaria-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2026. A secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores, Gisela Padovan, destacou que existem candidatas com forte liderança, como a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, e a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.
A reunião não incluirá oficialmente a pauta tarifária, mas o tema deve ser debatido em encontros informais entre os presidentes. A expectativa é que a Cúpula da Celac reforce a unidade da região frente aos desafios impostos por políticas externas e promova a candidatura feminina na ONU, um passo significativo para a representação das mulheres em cargos de liderança global.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.