07 de fev 2025
Trudeau afirma que ameaça de Trump de anexar o Canadá é 'uma coisa real'
Justin Trudeau afirmou que a anexação do Canadá por Trump é uma ameaça real. Ele convocou líderes empresariais para discutir resposta a tarifas de 25%. Trudeau destacou a importância dos recursos naturais canadenses para os EUA. Trump adiou tarifas por 30 dias após compromissos de segurança na fronteira. O Canadá enfrenta desafios políticos duradouros nas relações com os EUA.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Trudeau afirma que ameaça de Trump de anexar o Canadá é 'uma coisa real'
Ouvir a notícia
Trudeau afirma que ameaça de Trump de anexar o Canadá é 'uma coisa real' - Trudeau afirma que ameaça de Trump de anexar o Canadá é 'uma coisa real'
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou em uma cúpula econômica que a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de anexar o Canadá é uma "coisa real". Trudeau fez os comentários durante uma reunião com líderes empresariais e trabalhistas, onde discutiu a resposta às tarifas de 25% que Trump pretende impor sobre as importações canadenses. Segundo Trudeau, a intenção de Trump de "absorver o Canadá" está relacionada ao interesse dos EUA em seus recursos naturais.
Os comentários de Trudeau foram captados por um microfone aberto após a saída da imprensa, conforme relatado pelo Toronto Star. Ele destacou que os EUA estão cientes dos recursos do Canadá e que a anexação poderia ser uma forma de se beneficiar deles. O ministro da Indústria, François-Philippe Champagne, reafirmou que a soberania canadense não está em questão, enfatizando a importância do Canadá para a segurança econômica e energética dos EUA.
Trudeau também mencionou que o Canadá deve se preparar para um cenário político desafiador com os Estados Unidos, mesmo que consiga evitar as tarifas. Ele ressaltou que o país é um parceiro confiável e um importante fornecedor de petróleo e minerais. Recentemente, Trump anunciou um adiamento de 30 dias para a imposição das tarifas, em troca de compromissos canadenses em relação à segurança na fronteira e ao combate ao tráfico de fentanil.
O primeiro-ministro enfatizou que o Canadá está fazendo esforços para combater o fluxo de fentanil, embora dados mostrem que apenas 0,2% do suprimento apreendido nos EUA venha da fronteira canadense. Trudeau concluiu que o Canadá deve diversificar seu comércio e fortalecer sua economia, considerando a vulnerabilidade de enviar 75% de suas exportações para os EUA.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.