12 de fev 2025
Ucrânia detém alto funcionário da inteligência por suposta colaboração com a Rússia
Serviços de inteligência ucranianos detiveram um alto funcionário do SBU. Acusado de alta traição, o suspeito trabalhava para a Rússia desde 2016. Recrutado em 2018, buscava informações confidenciais para Moscou. Operação complexa desmascarou o agente, revelando mais de 14 atos ilegais. Crime de alta traição pode resultar em severas penas de prisão.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante coletiva de imprensa em Kiev, na segunda-feira (Foto: Tetiana Dzhafarova/AFP)
Ouvir a notícia:
Ucrânia detém alto funcionário da inteligência por suposta colaboração com a Rússia
Ouvir a notícia
Ucrânia detém alto funcionário da inteligência por suposta colaboração com a Rússia - Ucrânia detém alto funcionário da inteligência por suposta colaboração com a Rússia
Os serviços de inteligência da Ucrânia (SBU) informaram, nesta quarta-feira, sobre a detenção de um alto funcionário da organização, acusado de colaborar com Moscou durante a guerra contra a Rússia. O chefe do SBU, Vasyl Maliuk, revelou que o responsável pelo Estado-Maior do Centro Antiterrorista do SBU estava agindo em favor do inimigo, conforme comunicado divulgado no Telegram. A operação para desmascarar o suposto agente foi descrita como "extremamente complexa".
O detido, cuja identidade não foi divulgada, enfrenta acusações de alta traição, um crime que pode resultar em severas penas de prisão. O SBU documentou mais de 14 atos ilegais atribuídos ao acusado, que estava no cargo desde 2016, período em que a Ucrânia enfrentava separatistas apoiados pela Rússia no leste do país.
Em uma declaração adicional, o SBU informou que o suspeito foi recrutado pelos serviços de segurança russos (FSB) em 2018, em Viena, motivado por razões ideológicas e financeiras. No entanto, ele permaneceu "inativo" por um longo período e não estava operacional até dezembro de 2024.
Moscou, segundo o SBU, buscava através do agente informações confidenciais sobre armas ucranianas, o estado das principais infraestruturas do país, resultados de ataques com mísseis, dados sobre lideranças e o funcionamento dos registros de Estado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.