26 de abr 2025
Ucrânia é acusada de assassinato de general russo em ataque com bomba em Moscou
Forças de segurança russas detêm suposto espião ucraniano acusado de assassinar general em ataque com carro bomba em Moscou.
undefined - Foto: EPA
Ouvir a notícia:
Ucrânia é acusada de assassinato de general russo em ataque com bomba em Moscou
Ouvir a notícia
Ucrânia é acusada de assassinato de general russo em ataque com bomba em Moscou - Ucrânia é acusada de assassinato de general russo em ataque com bomba em Moscou
As forças de segurança da Rússia detiveram um suposto espião ucraniano, Ignat Kuzi, acusado de assassinar o general Yaroslav Moskalik em um ataque com carro-bomba. O incidente ocorreu na sexta-feira, 21 de abril, em Balashikha, subúrbio de Moscou. O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) informou que Kuzi teria plantado explosivos em um Volkswagen Golf para executar o ataque.
O general Moskalik, que era o vice-chefe da principal diretoria operacional do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, morreu ao passar pelo veículo estacionado em frente à sua residência. O FSB alegou que o carro foi equipado com um dispositivo explosivo caseiro, que foi acionado remotamente a partir da Ucrânia.
Alegações e Repercussões
O FSB afirmou que Kuzi foi recrutado pelos serviços especiais da Ucrânia em 2023 e que ele teria viajado para Moscou em setembro do mesmo ano. A Rússia responsabilizou a Ucrânia pelo ataque, afirmando que Kyiv "continua sua participação em atividades terroristas dentro do nosso país".
A mídia russa divulgou um vídeo em que o suspeito parece confessar o crime, além de imagens da sua prisão e dos componentes da bomba. O general Moskalik havia representado a Rússia em negociações com a Ucrânia em Paris em 2015, que resultaram nos acordos de Minsk, que visavam encerrar os conflitos no Donbas, iniciados em 2014.
Até o momento, a Ucrânia não se manifestou sobre o ataque. A situação entre os dois países permanece tensa, especialmente após a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.