18 de fev 2025
Lula e presidente de Portugal debatem xenofobia e acordos em Brasília
Lula e Sousa discutirão xenofobia enfrentada pela comunidade brasileira em Portugal. Mais de 400 mil brasileiros vivem em Portugal, enfrentando discriminação e agressões. A Cimeira Brasil Portugal assinará acordos em saúde, ciência e economia. O tratado Mercosul União Europeia será um tema importante na cimeira. A agenda de Sousa inclui visita ao Recife e título de doutor honoris causa.
Lula cumprimenta o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Ouvir a notícia:
Lula e presidente de Portugal debatem xenofobia e acordos em Brasília
Ouvir a notícia
Lula e presidente de Portugal debatem xenofobia e acordos em Brasília - Lula e presidente de Portugal debatem xenofobia e acordos em Brasília
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, se encontrarão nesta terça-feira em Brasília para discutir questões relacionadas à comunidade brasileira em Portugal, incluindo casos de xenofobia e racismo. O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, também participará do encontro. Atualmente, mais de 400 mil brasileiros residem em Portugal, enquanto cerca de 150 mil portugueses vivem no Brasil, com várias denúncias de discriminação e agressões.
A reunião faz parte da Cimeira Brasil-Portugal, que chega à sua décima-quarta edição e ocorrerá nesta terça-feira. Durante o encontro, estão previstos a assinatura de acordos em áreas como saúde, ciência e tecnologia e economia. Além disso, o tratado comercial entre o Mercosul e a União Europeia será um dos tópicos discutidos.
A visita de Sousa ao Brasil começou na segunda-feira, com uma cerimônia em Recife, onde recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Pernambuco. Após o encontro em Brasília, Montenegro seguirá para São Paulo na quinta-feira, onde terá reuniões com empresários.
Essas discussões são cruciais para fortalecer as relações entre os dois países e abordar as preocupações da comunidade brasileira em Portugal, refletindo o compromisso de ambos os governos em promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.