06 de mar 2025
EUA e Ucrânia se reúnem na Arábia Saudita para discutir cessar-fogo com a Rússia
A Ucrânia voltará a negociar um cessar fogo com a Rússia na Arábia Saudita. Zelenski condiciona acordo à suspensão de ataques e garantias de segurança. Encontro contará com representantes dos EUA e príncipe herdeiro saudita. Trump busca acordo econômico em troca de ajuda militar à Ucrânia. Zelenski destaca a urgência em encerrar a guerra e garantir segurança.
28.fev.2025 - Trump e Zelensky na Casa Branca (Foto: Andrew Harnik / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Ouvir a notícia:
EUA e Ucrânia se reúnem na Arábia Saudita para discutir cessar-fogo com a Rússia
Ouvir a notícia
EUA e Ucrânia se reúnem na Arábia Saudita para discutir cessar-fogo com a Rússia - EUA e Ucrânia se reúnem na Arábia Saudita para discutir cessar-fogo com a Rússia
Após intensa pressão dos Estados Unidos, a Ucrânia retornará às negociações com a Rússia na próxima semana. O encontro, agendado para terça-feira, 11 de março, ocorrerá na Arábia Saudita, com a presença do presidente ucraniano Volodimir Zelenski e do enviado especial americano para o Oriente Médio, Steve Witkoff. A pauta incluirá um "acordo de paz e um primeiro cessar-fogo". Zelenski se reunirá um dia antes com o príncipe saudita Mohammed bin Salman.
Durante uma reunião com líderes europeus, Zelenski condicionou um cessar-fogo à suspensão de ataques à infraestrutura civil e à libertação de prisioneiros de guerra. Ele também reiterou a necessidade de "garantias de segurança", o que gerou descontentamento em Donald Trump e complicou as negociações com os EUA. Os líderes europeus se mostraram dispostos a oferecer essas garantias, mas enfatizaram a importância do apoio americano.
Witkoff também mencionou que um acordo sobre minerais críticos será discutido na Arábia Saudita, com Trump expressando satisfação pelo pedido de desculpas de Zelenski. O governo americano vê esse acordo como uma contrapartida à ajuda militar à Ucrânia e um passo em direção à paz. Trump anunciou que planeja viajar à Arábia Saudita para firmar um acordo de investimentos, incluindo a venda de equipamentos militares.
Zelenski confirmou que se reunirá com "parceiros americanos" na Arábia Saudita após encontros com líderes europeus, destacando a urgência de um acordo de paz. Ele classificou as reuniões como "produtivas" e afirmou que a Ucrânia está comprometida em trabalhar incessantemente pela paz, ressaltando a necessidade de garantir a segurança dos ucranianos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.