11 de mar 2025
Ucrânia e Estados Unidos buscam acordo de paz com proposta de cessar-fogo na Arábia Saudita
Diplomatas ucranianos e americanos se reúnem na Arábia Saudita para paz. Zelensky propõe trégua por mar e ar nas negociações com a Rússia. Relação EUA Ucrânia se complica com a volta de Trump ao poder. Retomada do compartilhamento de Inteligência é crucial para a Ucrânia. Rússia não espera resultados concretos das negociações sauditas.
Volodymyr Zelenskyy se encontra com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman (Foto: Gabinete de Imprensa da Presidência da Ucrânia via AP)
Ouvir a notícia:
Ucrânia e Estados Unidos buscam acordo de paz com proposta de cessar-fogo na Arábia Saudita
Ouvir a notícia
Ucrânia e Estados Unidos buscam acordo de paz com proposta de cessar-fogo na Arábia Saudita - Ucrânia e Estados Unidos buscam acordo de paz com proposta de cessar-fogo na Arábia Saudita
Diplomatas da Ucrânia e dos Estados Unidos se reúnem nesta terça-feira, 11 de junho, na Arábia Saudita para discutir um possível acordo de paz na guerra com a Rússia. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky chegou ao país na segunda-feira e se encontrou com o príncipe Mohammed bin Salman. Embora Zelensky e o secretário de Estado americano Marco Rubio estejam na mesma cidade, não haverá encontro pessoal entre eles. Rubio, em declaração a repórteres, mencionou que ele e o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz avaliarão as respostas da Ucrânia durante a visita.
Zelensky reiterou que a Ucrânia busca a paz, atribuindo à Rússia a responsabilidade pela continuidade do conflito. O presidente ucraniano também pretende aproveitar a viagem para restabelecer relações com o governo de Donald Trump, após um encontro anterior que resultou em desentendimentos. Desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, os EUA foram aliados da Ucrânia, mas a relação se complicou com a reaproximação de Trump a Vladimir Putin.
Fontes do governo de Kiev indicam que a delegação ucraniana proporá uma trégua aérea e marítima durante as negociações. Além disso, será discutida a retomada do compartilhamento de Inteligência entre os EUA e a Ucrânia, que foi interrompido após o tenso encontro entre Zelensky e Trump. A continuidade da situação atual pode proporcionar uma vantagem significativa para os russos, segundo a fonte.
O governo russo, que tem elogiado a postura de Washington desde a volta de Trump, não espera resultados concretos das negociações na Arábia Saudita. O enviado de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, expressou otimismo em entrevista à Fox News, afirmando que um avanço nas negociações é esperado, incluindo a assinatura de um acordo sobre minerais essenciais proposto pelos EUA para a Ucrânia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.