11 de mar 2025
Trump espera que Putin aceite cessar-fogo após Ucrânia concordar com proposta dos EUA
Donald Trump anunciou cessar fogo de 30 dias entre Ucrânia e Rússia. A responsabilidade de encerrar a guerra agora recai sobre a Rússia. Trump destacou a diferença em relação à visita anterior de Zelensky à Casa Branca. Secretário de Estado e conselheiro de segurança nacional apoiaram a proposta. A situação é crítica, com possíveis consequências para a segurança regional.
Trump e Putin se reúnem durante reunião do G20 em Osaka, Japão (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
Ouvir a notícia:
Trump espera que Putin aceite cessar-fogo após Ucrânia concordar com proposta dos EUA
Ouvir a notícia
Trump espera que Putin aceite cessar-fogo após Ucrânia concordar com proposta dos EUA - Trump espera que Putin aceite cessar-fogo após Ucrânia concordar com proposta dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 11 de fevereiro de 2024, que a Ucrânia aceitou um cessar-fogo. Durante uma coletiva na Casa Branca, Trump expressou esperança de que o presidente Vladimir Putin também concorde com a medida, afirmando que isso poderia ser um passo significativo para a paz. Ele destacou a diferença entre a atual situação e a visita anterior do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que foi marcada por tensões.
Trump enfatizou a importância do cessar-fogo, afirmando que se a Rússia aceitar, será um avanço positivo. Caso contrário, ele alertou que o conflito continuaria, resultando em mais mortes. O presidente também foi questionado sobre um possível convite a Zelensky para retornar à Casa Branca, ao que respondeu afirmativamente, dizendo: “Claro, com certeza”.
Além disso, o Secretário de Estado Marco Rubio e o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz comentaram que, após a aceitação do cessar-fogo de 30 dias proposto pelos EUA, agora cabe à Rússia tomar medidas concretas para encerrar a guerra iniciada contra a Ucrânia. A expectativa é que as negociações avancem nas próximas horas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.