Política

Zelenski afirma que Trump intensificará ajuda militar se Putin rejeitar trégua

Zelenski propõe cessar fogo; EUA intensificarão sanções se Putin rejeitar. Delegação americana se dirige a Moscou para discutir proposta de paz. Trump destaca "mensagens positivas" sobre possibilidade de trégua. Ucrânia reativa ajuda militar dos EUA após suspensão anterior em março. Zelenski afirma que não reconhecerá territórios ocupados pela Rússia.

Zelenski na conferência de imprensa desta quarta-feira. (Foto: Valentyn Ogirenko/REUTERS)

Zelenski na conferência de imprensa desta quarta-feira. (Foto: Valentyn Ogirenko/REUTERS)

Ouvir a notícia

Zelenski afirma que Trump intensificará ajuda militar se Putin rejeitar trégua - Zelenski afirma que Trump intensificará ajuda militar se Putin rejeitar trégua

0:000:00

O presidente da Ucrânia, Volodímir Zelenski, afirmou que, caso o presidente russo, Vladímir Putin, rejeite a proposta de cessar-fogo dos Estados Unidos e da Ucrânia, Washington aumentará sua ajuda militar ao país invadido. Zelenski destacou que as medidas contra a Rússia incluem sancões e o fortalecimento da Ucrânia, após negociações em Yeda, na Arábia Saudita. O presidente dos EUA, Donald Trump, mencionou que uma delegação de Washington se dirigiu a Moscou para discutir a proposta de um cessar-fogo de 30 dias.

Trump, em reunião com o primeiro-ministro irlandês, Michael Martin, indicou que recebeu "mensagens positivas" sobre a possibilidade de uma trégua, mas não confirmou as declarações de Zelenski sobre pressões a Moscou. Ele alertou que uma negativa de Putin pode resultar em "consequências prejudiciais" para a Rússia, referindo-se a novas sanções e tarifas. O presidente americano ainda não conversou diretamente com Putin, mas expressou otimismo sobre a possibilidade de um cessar-fogo.

Enquanto isso, o Pentágono reativou o envio de armamento e informações de inteligência para a Ucrânia, após uma suspensão em março. Zelenski, em resposta à interrupção da ajuda, propôs um cessar-fogo temporário e se colocou à disposição para negociar a paz rapidamente. Ele enfatizou que a Ucrânia está disposta a demonstrar sua vontade de paz, enquanto critica a falta de intenção de Putin em encerrar o conflito.

Zelenski também mencionou que a Ucrânia nunca reconhecerá as áreas ocupadas pela Rússia e que, embora a recuperação militar de todos os territórios seja improvável, a soberania do país não será negociada. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que, nas negociações de paz, Kiev pode ter que considerar a cessão de território, mas a posição oficial da Ucrânia é que a soberania deve ser mantida, com a esperança de que as regiões possam ser recuperadas diplomaticamente no futuro.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela