13 de mar 2025
Cessar-fogo na Ucrânia pode ser alcançado em dias, afirma secretário de Estado dos EUA
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, prevê cessar fogo em breve. Rússia ainda não aprovou acordo proposto por EUA e Ucrânia, mantendo condições. Negociações entre EUA e Ucrânia avançam, mas Putin impõe rigorosas exigências. Objetivos de Putin incluem impedir adesão da Ucrânia à Otan e anexar regiões. Qualquer acordo deve envolver descongelamento de ativos russos e fim de sanções.
Secretário de Estado americano, Marco Rubio (Foto: SAUL LOEB/AFP)
Ouvir a notícia:
Cessar-fogo na Ucrânia pode ser alcançado em dias, afirma secretário de Estado dos EUA
Ouvir a notícia
Cessar-fogo na Ucrânia pode ser alcançado em dias, afirma secretário de Estado dos EUA - Cessar-fogo na Ucrânia pode ser alcançado em dias, afirma secretário de Estado dos EUA
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, declarou na quarta-feira, 12, que um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia pode ser alcançado em "dias". Ele destacou que diplomatas do G7 estão se reunindo para discutir soluções para o conflito. Apesar das esperanças, a Rússia ainda não aprovou um acordo proposto por Washington e Kiev, reafirmando suas condições. Rubio enfatizou que o ideal seria "nenhum dos dois lados atirando contra o outro", promovendo um ambiente propício para conversações.
Após negociações de mais de oito horas em Jeddah, Rubio mencionou que, se Kiev aceitar, levará uma proposta de trégua de 30 dias à Rússia. Um comunicado conjunto entre os EUA e a Ucrânia afirmou que ambas as partes estão comprometidas em iniciar negociações para uma paz duradoura, garantindo a segurança da Ucrânia. Além disso, Washington se comprometeu a retomar a ajuda militar e o compartilhamento de inteligência com Kiev, após uma suspensão anterior.
O Kremlin, por sua vez, respondeu com cautela à proposta de trégua, afirmando que precisa de mais detalhes antes de se pronunciar. O presidente Vladimir Putin já havia descartado uma pausa temporária, argumentando que isso beneficiaria a Ucrânia e seus aliados. Ele reiterou a necessidade de um acordo abrangente que assegure o fim duradouro do conflito, mantendo os objetivos originais da invasão, como a não adesão da Ucrânia à OTAN e a proteção da cultura russa.
Além disso, a Rússia condiciona qualquer acordo de paz ao descongelamento de ativos russos em bancos ocidentais e ao fim das sanções. Analistas, como Sam Greene, afirmam que a Rússia provavelmente não aceitará um cessar-fogo sem obter concessões significativas, acreditando que qualquer processo de paz será conduzido de acordo com seus termos, especialmente se mediado por Washington.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.