11 de abr 2025
Cidadãos chineses lutam como mercenários ao lado da Rússia na guerra da Ucrânia
Mais de cem mercenários chineses lutam ao lado da Rússia na Ucrânia, enquanto oficiais militares aprendem táticas de combate.
Um dos soldados chineses capturados pelas forças ucranianas (Foto: Reprodução/Facebook/Volodymyr Zelensky/AFP)
Ouvir a notícia:
Cidadãos chineses lutam como mercenários ao lado da Rússia na guerra da Ucrânia
Ouvir a notícia
Cidadãos chineses lutam como mercenários ao lado da Rússia na guerra da Ucrânia - Cidadãos chineses lutam como mercenários ao lado da Rússia na guerra da Ucrânia
Mais de cem cidadãos chineses estão atuando como mercenários ao lado do Exército russo na guerra contra a Ucrânia, segundo autoridades dos Estados Unidos. Esses indivíduos não têm ligação direta com o governo da China, que mantém uma postura de apoio à Rússia.
Oficiais militares chineses, com a aprovação de Pequim, estão presentes nas linhas de frente para aprender táticas de combate. O almirante Samuel Paparo, chefe das forças norte-americanas no Indo-Pacífico, confirmou a captura de dois homens de origem chinesa por forças ucranianas.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmou que há informações sobre 155 cidadãos chineses lutando em nome da Rússia. A China, que declarou uma parceria "sem limites" com Moscou, classificou os comentários de Zelenskiy como "irresponsáveis" e reiterou que não está envolvida no conflito.
As autoridades dos EUA indicam que os mercenários chineses possuem treinamento limitado e não têm impacto significativo nas operações russas. A China tem fornecido apoio material à Rússia, incluindo componentes para armas e drones, e, em outubro, o governo Biden sancionou empresas chinesas por essa assistência.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.