11 de abr 2025
HRW denuncia desaparecimento forçado de venezuelanos deportados para El Salvador
Human Rights Watch denuncia desaparecimento forçado de mais de 200 venezuelanos deportados para El Salvador pelos EUA.
Manifestantes protestam em Caracas contra a deportação de imigrantes venezuelanos dos Estados Unidos para El Salvador (Foto: AFP)
Ouvir a notícia:
HRW denuncia desaparecimento forçado de venezuelanos deportados para El Salvador
Ouvir a notícia
HRW denuncia desaparecimento forçado de venezuelanos deportados para El Salvador - HRW denuncia desaparecimento forçado de venezuelanos deportados para El Salvador
A Human Rights Watch (HRW) denunciou, nesta sexta-feira, o desaparecimento forçado e a detenção arbitrária de mais de duzentos venezuelanos enviados a El Salvador pelos Estados Unidos. O envio faz parte de um acordo entre os dois países para deportar indivíduos de diversas nacionalidades, incluindo aqueles considerados criminosos. A HRW pediu que as autoridades revelassem as identidades e o paradeiro dos deportados.
Em março, o governo dos Estados Unidos deportou duzentos e trinta e oito venezuelanos, alegando que mais de cem deles eram supostos membros da gangue Trem de Aragua. Esses indivíduos foram levados para o Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), conhecido por suas condições severas de detenção. A diretora da divisão para as Américas da HRW, Juanita Goebertus, afirmou que os desaparecimentos forçados representam uma grave violação dos direitos humanos.
A HRW relatou que os venezuelanos permanecem incomunicáveis e pediu ao presidente salvadorenho, Nayib Bukele, que confirme o paradeiro dos detidos e permita contato com o mundo exterior. A organização tentou, sem sucesso, obter informações das autoridades salvadorenhas, que não responderam aos apelos.
Familiares dos deportados relataram que as autoridades americanas informaram que seus parentes seriam devolvidos à Venezuela. Muitos descobriram que estavam em El Salvador ao ver imagens de seus entes queridos em vídeos divulgados pelas autoridades locais. A HRW criticou a falta de transparência das autoridades, afirmando que "ninguém deveria ter que juntar pedaços de informação da imprensa" para localizar seus familiares.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.