20 de abr 2025
Suprema Corte dos EUA suspende deportações de venezuelanos sob lei de 1798
Suprema Corte dos EUA suspende deportações de venezuelanos, enquanto Trump critica juízes e defende uso da Lei de Inimigos Estrangeiros.
Trump nas redes sociais: 'Feliz Páscoa também para os juízes fracos e ineficazes e para as autoridades policiais que estão permitindo que esse ataque sinistro à nossa nação continue, um ataque tão violento que jamais será esquecido!' (Foto: Brendan Smialowski/BRENDAN SMIALOWSKI)
Ouvir a notícia:
Suprema Corte dos EUA suspende deportações de venezuelanos sob lei de 1798
Ouvir a notícia
Suprema Corte dos EUA suspende deportações de venezuelanos sob lei de 1798 - Suprema Corte dos EUA suspende deportações de venezuelanos sob lei de 1798
Suprema Corte dos EUA suspende deportações de venezuelanos no Texas
A Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu temporariamente as deportações de imigrantes venezuelanos detidos no Texas, neste sábado, 20. A decisão atende a um recurso da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), que alega mobilização para reiniciar as deportações sob a Lei de Inimigos Estrangeiros, de 1798.
A medida impede que o governo do ex-presidente Donald Trump remova os venezuelanos do Centro de Detenção Bluebonnet até nova ordem do tribunal. A Suprema Corte já havia determinado, em abril, que as deportações poderiam prosseguir desde que os indivíduos tivessem a chance de contestar a medida.
Decisão gera controvérsia e divergências
A invocação da Lei de Inimigos Estrangeiros por Trump, originalmente usada em conflitos como a Guerra de 1812, gerou críticas. O ex-presidente alegou que a medida era necessária para combater a entrada de membros da gangue Tren de Aragua nos EUA.
Os juízes Clarence Thomas e Samuel Alito se manifestaram contra a suspensão, questionando a legalidade e a necessidade da decisão. Alito criticou a rapidez com que a Suprema Corte agiu, sem ouvir a parte contrária.
Trump ataca juízes após decisão
O ex-presidente Trump criticou os juízes da Suprema Corte, classificando-os de “fracos e ineficazes” em publicação em sua rede social, Truth Social. Ele também acusou o atual presidente, Joe Biden, de permitir a entrada de “milhões de criminosos” no país.
A Casa Branca defendeu as ações de Trump, afirmando que o governo está confiante na legalidade das medidas para remover “ameaças terroristas” do país. A ACLU argumenta que os deportados não são membros da gangue Tren de Aragua e foram alvo devido a tatuagens.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.