24 de abr 2025
Reino Unido proíbe exportação de controles de videogame para Rússia em novas sanções
Reino Unido proíbe exportação de controladores de videogame para a Rússia, parte de sanções que visam limitar a capacidade militar russa.
undefined - Foto: MINISTÉRIO DA DEFESA RUSSO/REPRODUÇÃO
Ouvir a notícia:
Reino Unido proíbe exportação de controles de videogame para Rússia em novas sanções
Ouvir a notícia
Reino Unido proíbe exportação de controles de videogame para Rússia em novas sanções - Reino Unido proíbe exportação de controles de videogame para Rússia em novas sanções
O Reino Unido anunciou a proibição da exportação de controladores de videogame para a Rússia, com o objetivo de impedir que esses dispositivos sejam utilizados para pilotar drones em ataques à Ucrânia. A medida faz parte de um pacote de cerca de 150 sanções comerciais contra a Rússia, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores na quinta-feira.
A proibição segue uma ação semelhante da União Europeia, que já havia imposto restrições a videogames e joysticks. Além dos controladores, o Reino Unido também vetou a exportação de tecnologia e recursos utilizados nos setores de defesa e energia, incluindo software para a exploração de novos poços de petróleo e gás. As sanções abrangem ainda produtos químicos, eletrônicos, maquinários e metais, visando limitar a capacidade militar russa.
O ministro do Ministério das Relações Exteriores, Stephen Doughty, afirmou que "os consoles de jogos não serão mais reaproveitados para matar na Ucrânia". Ele destacou que a Rússia tentava usar o mercado britânico para fortalecer seu esforço de guerra, mas que o Reino Unido está agindo contra esse comércio "sinistro". Doughty também mencionou que as novas sanções visam drenar as receitas de energia da Rússia, o que afetará o financiamento da guerra.
Essas medidas fazem parte de um esforço mais amplo dos Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia para responder à invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. O Reino Unido também condenou um recente ataque com mísseis russos em Kyiv, que resultou na morte de nove pessoas e ferimentos em dezenas, um dia após reuniões entre autoridades ucranianas, americanas e europeias em Londres para discutir um possível cessar-fogo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.