26 de abr 2025
Brics defende multilateralismo e critica tarifas unilaterais de Donald Trump
Ministros do Brics se reúnem no Rio para reafirmar compromisso com o multilateralismo e criticar tarifas dos EUA, destacando a paralisia da OMC.
O embaixador Mauricio Lyrio, negociador-chefe do Brasil no Brics (Foto: Lucio Tavora/Xinhua)
Ouvir a notícia:
Brics defende multilateralismo e critica tarifas unilaterais de Donald Trump
Ouvir a notícia
Brics defende multilateralismo e critica tarifas unilaterais de Donald Trump - Brics defende multilateralismo e critica tarifas unilaterais de Donald Trump
Ministros das Relações Exteriores do Brics se reunirão no Rio de Janeiro entre os dias 28 e 29 de abril para discutir uma declaração que reafirma o compromisso do bloco com o multilateralismo no comércio. O encontro ocorre em meio a críticas às tarifas impostas pelos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump.
O embaixador Mauricio Lyrio, negociador-chefe do Brasil no Brics, destacou que o documento em negociação visa reforçar a importância do sistema multilateral de comércio. "Os ministros deverão reafirmar, como sempre fizeram, a sua crítica a medidas unilaterais de que origem sejam", afirmou Lyrio. O Brics, que inclui Brasil, China, Índia, Arábia Saudita, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Irã e Rússia, tem se posicionado contra as ações unilaterais no comércio internacional.
A China, maior economia do bloco, foi severamente impactada pelas tarifas de até 145% impostas pelos EUA, sendo o principal alvo das medidas de Trump. O Brasil também enfrenta desafios, com um imposto de 10% sobre seus produtos e uma sobretaxa de 25% sobre as vendas de aço aos Estados Unidos.
O fortalecimento da defesa do multilateralismo é uma resposta à paralisia da Organização Mundial do Comércio (OMC), que tem enfrentado bloqueios por parte dos EUA, dificultando a resolução de disputas comerciais. O Brasil defende que essas questões sejam tratadas no âmbito da OMC, mas a falta de novos juízes para o órgão de apelação impede seu funcionamento adequado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.