26 de abr 2025
Trump adota medidas que favorecem Rússia e gera críticas sobre sua postura na Ucrânia
Trump, em seu segundo mandato, adota postura favorável à Rússia, levantando preocupações sobre a segurança nacional dos EUA.
O presidente russo, Vladimir Putin. (Foto: Gavriil Grigorov/GAVRIIL GRIGOROV)
Ouvir a notícia:
Trump adota medidas que favorecem Rússia e gera críticas sobre sua postura na Ucrânia
Ouvir a notícia
Trump adota medidas que favorecem Rússia e gera críticas sobre sua postura na Ucrânia - Trump adota medidas que favorecem Rússia e gera críticas sobre sua postura na Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem adotado uma postura favorável à Rússia em seu segundo mandato, que começou recentemente. Nos primeiros cem dias, ele fez propostas que incluem concessões à Moscou e desmantelamento de instituições que promovem a democracia, gerando preocupações sobre a segurança nacional dos EUA.
Durante uma visita a Moscou, o enviado de Trump, Steve Witkoff, discutiu um plano de paz que favorece a Rússia, permitindo que o país mantenha territórios tomados da Ucrânia. Além disso, Trump propôs aliviar sanções e absolver a Rússia por sua invasão da Ucrânia. Essas ações têm sido vistas como um presente para o presidente russo, Vladimir Putin.
A administração Trump também tem desmantelado instituições que irritam Moscou, como a Voz da América e o Fundo Nacional para a Democracia. O presidente interrompeu operações cibernéticas ofensivas e reduziu programas que combatem a desinformação russa. A Casa Branca argumenta que as decisões visam acabar com a guerra na Ucrânia, mas críticos afirmam que isso beneficia a Rússia.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, defendeu que as ações de Trump são no interesse dos EUA. No entanto, analistas apontam que a abordagem atual enfraquece a posição americana frente à Rússia. O ex-embaixador Ivo Daalder afirmou que é difícil imaginar como Trump poderia agir de forma diferente se fosse um agente russo.
Trump também indicou que os EUA poderiam reconhecer a anexação da Crimeia pela Rússia, uma mudança significativa em relação à política anterior. Essa postura surpreendeu aliados e especialistas, que veem isso como uma concessão inaceitável. O impacto dessas decisões pode minar a posição dos EUA em relação à Rússia e comprometer alianças históricas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.