26 de abr 2025
Trump expressa dúvidas sobre Putin e guerra na Ucrânia após reunião com Zelensky
Trump gera confusão ao mudar discurso sobre a guerra na Ucrânia, questionando a vontade de Putin em negociar após encontro com Zelensky.
Donald Trump - 18 de abril de 2025 (Foto: Andrew Harnik / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Ouvir a notícia:
Trump expressa dúvidas sobre Putin e guerra na Ucrânia após reunião com Zelensky
Ouvir a notícia
Trump expressa dúvidas sobre Putin e guerra na Ucrânia após reunião com Zelensky - Trump expressa dúvidas sobre Putin e guerra na Ucrânia após reunião com Zelensky
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou controvérsia ao expressar dúvidas sobre a disposição do presidente russo, Vladimir Putin, para encerrar a guerra na Ucrânia. A declaração foi feita no sábado, 26, e contrasta com suas afirmações anteriores, quando disse que Moscou e Kiev estavam “muito perto de um acordo”.
Em uma postagem na rede social Truth, Trump criticou os recentes ataques russos a áreas civis e sugeriu que Putin poderia não querer a paz. “Isso me faz pensar que talvez ele não queira parar a guerra”, afirmou, insinuando a possibilidade de novas sanções contra a Rússia. O republicano havia comentado um dia antes sobre a reunião entre seu enviado especial, Steve Witkoff, e Putin, que, segundo ele, indicava um progresso nas negociações.
A tensão aumentou após um encontro entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Vaticano, antes do funeral do papa Francisco. Zelensky descreveu a conversa como “muito simbólica” e com potencial para resultados significativos, enfatizando a necessidade de um cessar-fogo e de uma paz duradoura.
A semana foi marcada por declarações do secretário de Estado americano, Marco Rubio, que indicou que os Estados Unidos poderiam abandonar a mediação de um acordo se não houvesse progresso nas negociações. Trump também criticou Zelensky por prolongar o conflito, enquanto a Rússia intensificava os ataques em Kiev.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.