27 de abr 2025
Jihadistas atacam unidade militar no Níger e matam doze soldados na fronteira com o Mali
Ataque jihadista no Níger resulta na morte de 12 militares; forças armadas prometem resposta firme contra a violência crescente na região.
Junta Militar do Níger deu golpe de estado em 2023 contra presidente aliado da França e dos EUA (Foto: ORTN - Télé Sahel / AFP)
Ouvir a notícia:
Jihadistas atacam unidade militar no Níger e matam doze soldados na fronteira com o Mali
Ouvir a notícia
Jihadistas atacam unidade militar no Níger e matam doze soldados na fronteira com o Mali - Jihadistas atacam unidade militar no Níger e matam doze soldados na fronteira com o Mali
O exército do Níger anunciou que doze militares foram mortos em um ataque de combatentes jihadistas na região de Tillabéri, próximo à fronteira com o Mali. O ataque ocorreu na sexta-feira, quando uma unidade antiterrorista foi emboscada por terroristas que se escondiam em acampamentos civis.
Em resposta ao ataque, as forças armadas nigerinas capturaram dois suspeitos, enquanto outros conseguiram fugir para o norte do país. O exército classificou a ação como covarde, ressaltando o sacrifício dos soldados em defesa da nação.
O ataque aconteceu a cerca de dez quilômetros ao norte de Sakoira, em uma área que tem sido alvo frequente de grupos jihadistas, como os afiliados da Al Qaeda e do Estado Islâmico. A região de Tillabéri, assim como outras áreas fronteiriças com Mali e Burkina Faso, enfrenta uma crescente onda de violência.
Desde o início de 2023, o Níger está sob o controle de uma junta militar que tomou o poder após um golpe de Estado, deporando o presidente Mohamed Bazoum. O novo governo tem enfrentado desafios significativos na luta contra a insurgência jihadista, que tem se intensificado na região do Sahel.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.