Política

CIA lança vídeos para recrutar informantes na China durante campanha de descontentamento

CIA intensifica recrutamento de informantes na China com novos vídeos, explorando descontentamento e medo entre oficiais do governo.

Foto de um grupo de pessoas em uma praia durante o pôr do sol. (Foto: Reprodução)

Foto de um grupo de pessoas em uma praia durante o pôr do sol. (Foto: Reprodução)

Ouvir a notícia

CIA lança vídeos para recrutar informantes na China durante campanha de descontentamento - CIA lança vídeos para recrutar informantes na China durante campanha de descontentamento

0:000:00

A CIA lançou recentemente dois vídeos em mandarim para recrutar oficiais chineses desiludidos, destacando a repressão do governo e a desigualdade social. As produções, que têm estilo de mini-filmes, visam aumentar a coleta de informações sobre a China, considerada um rival estratégico pelos Estados Unidos.

Os vídeos, que duram mais de dois minutos, abordam a vida de um oficial do Partido Comunista e de um jovem funcionário público. O primeiro narra a insegurança de um oficial diante da purga anticorrupção de Xi Jinping, enquanto o segundo reflete a desilusão de jovens trabalhadores com a desigualdade econômica. Ambos terminam com os protagonistas buscando contato com a CIA.

A campanha da CIA é uma resposta à crescente desconfiança dentro da burocracia chinesa e à repressão do governo. A agência já havia lançado vídeos anteriores, incluindo um com instruções para contatar a CIA de forma segura. O diretor da CIA, John Ratcliffe, afirmou que a China é uma prioridade máxima para a agência.

Por outro lado, a China intensificou sua própria campanha contra espionagem, alertando seus cidadãos sobre os riscos de colaborar com potências estrangeiras. A resposta pública aos vídeos da CIA tem sido limitada, com alguns usuários nas redes sociais criticando o conteúdo e afirmando que a intenção é desestabilizar o país.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela